ASPECTOS DA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA/ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 2º ANO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15527 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2011 "inscrito_id" => 3284 "titulo" => "ASPECTOS DA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA/ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 2º ANO" "resumo" => "Este artigo de comunicação tem como objetivo apresentar a análise sobre a prática de leitura e escrita através dos textos existentes no livro didático de Língua Portuguesa (LDLP) do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se do livro do Professor, do Sistema Maxi de Ensino, Editora Abril, e investigar se estas práticas têm ajudado o aluno a pensar, e expressar-se de forma critica ou se em suas atividades ocorre à prática do fazer cópia de fragmentos de textos. Essa preocupação tem sua origem a partir do estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN’s) que numa de suas sugestões a respeito do tratamento didático dos conteúdos está em aprender e ensinar com textos, visto que, o professor precisa trabalhar a diversidade textual contemplando, desde a oralidade até a prática de reflexão sobre a língua. Para tanto, adotamos uma metodologia bibliográfica de estudiosos da área Coelho (2009), Grigoleto (In: CORACINI, 1999), Silva (In: KLEIMAN, 2001), Souza (In: CORACINI, 1999), entre outros. Busca estabelecer uma ponte entre as recentes pesquisas sobre o ensino da língua materna estudadas em sala de aula no curso de Licenciatura em Pedagogia, com a realidade que está sendo introduzida na sala de aula do ensino fundamental através LDLP. Nesse confronto entre o que se estuda na academia e o que vem ocorrendo fora da escola este artigo aponta caminhos e tenta situar, algumas estratégias para que professores e alunos do ensino fundamental sejam capazes de construir bases para seu crescimento linguístico e, consequentemente, seu crescimento como cidadão de sua língua pátria com ou sem livro didático." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO., ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA PORTUGUESA., ATIVIDADES DE ENSINO NO LIVRO DIDÁTICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA15_ID3284_08092015175508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VIEIRA DE ARAÚJO VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA VIEIRA" "autor_email" => "amandavieira@fiepb.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15527 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2011 "inscrito_id" => 3284 "titulo" => "ASPECTOS DA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA/ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 2º ANO" "resumo" => "Este artigo de comunicação tem como objetivo apresentar a análise sobre a prática de leitura e escrita através dos textos existentes no livro didático de Língua Portuguesa (LDLP) do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se do livro do Professor, do Sistema Maxi de Ensino, Editora Abril, e investigar se estas práticas têm ajudado o aluno a pensar, e expressar-se de forma critica ou se em suas atividades ocorre à prática do fazer cópia de fragmentos de textos. Essa preocupação tem sua origem a partir do estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN’s) que numa de suas sugestões a respeito do tratamento didático dos conteúdos está em aprender e ensinar com textos, visto que, o professor precisa trabalhar a diversidade textual contemplando, desde a oralidade até a prática de reflexão sobre a língua. Para tanto, adotamos uma metodologia bibliográfica de estudiosos da área Coelho (2009), Grigoleto (In: CORACINI, 1999), Silva (In: KLEIMAN, 2001), Souza (In: CORACINI, 1999), entre outros. Busca estabelecer uma ponte entre as recentes pesquisas sobre o ensino da língua materna estudadas em sala de aula no curso de Licenciatura em Pedagogia, com a realidade que está sendo introduzida na sala de aula do ensino fundamental através LDLP. Nesse confronto entre o que se estuda na academia e o que vem ocorrendo fora da escola este artigo aponta caminhos e tenta situar, algumas estratégias para que professores e alunos do ensino fundamental sejam capazes de construir bases para seu crescimento linguístico e, consequentemente, seu crescimento como cidadão de sua língua pátria com ou sem livro didático." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO., ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA PORTUGUESA., ATIVIDADES DE ENSINO NO LIVRO DIDÁTICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA15_ID3284_08092015175508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VIEIRA DE ARAÚJO VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA VIEIRA" "autor_email" => "amandavieira@fiepb.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }