Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERPECTIVAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15157
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 646
    "inscrito_id" => 2668
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERPECTIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação de professores para a educação infantil. Nessa perspectiva, houve uma preocupação em analisar alguns fatores que permeiam essa realidade. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta de dados uma pauta de observação de aula que deu suporte a este estudo realizado na Creche Modelo Municipal da cidade de Ipaumirim- CE, na sala do Infantil III. Analisamos que no decorrer da história o cenário da educação infantil passou por processos de transformações, em decorrência da importância que foi dada a criança, considerando-a como a etapa fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Dentro desse contexto, a figura do profissional responsável que atua nessa área foi modificando seu papel, o qual consistia somente em “cuidar”, transformando-se para formadores de sujeitos críticos e reflexivos. Desta forma, esse trabalho propõe analisar os desafios e as perspectivas relacionadas à formação deste profissional, tal como sua desvalorização, incluindo alguns pontos pertinentes a essa temática."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID2668_15082015115022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYSIELE FERREIRA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "CLEYSIELE"
    "autor_email" => "gleyzieleduarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15157
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 646
    "inscrito_id" => 2668
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERPECTIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação de professores para a educação infantil. Nessa perspectiva, houve uma preocupação em analisar alguns fatores que permeiam essa realidade. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta de dados uma pauta de observação de aula que deu suporte a este estudo realizado na Creche Modelo Municipal da cidade de Ipaumirim- CE, na sala do Infantil III. Analisamos que no decorrer da história o cenário da educação infantil passou por processos de transformações, em decorrência da importância que foi dada a criança, considerando-a como a etapa fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Dentro desse contexto, a figura do profissional responsável que atua nessa área foi modificando seu papel, o qual consistia somente em “cuidar”, transformando-se para formadores de sujeitos críticos e reflexivos. Desta forma, esse trabalho propõe analisar os desafios e as perspectivas relacionadas à formação deste profissional, tal como sua desvalorização, incluindo alguns pontos pertinentes a essa temática."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID2668_15082015115022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYSIELE FERREIRA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "CLEYSIELE"
    "autor_email" => "gleyzieleduarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação de professores para a educação infantil. Nessa perspectiva, houve uma preocupação em analisar alguns fatores que permeiam essa realidade. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta de dados uma pauta de observação de aula que deu suporte a este estudo realizado na Creche Modelo Municipal da cidade de Ipaumirim- CE, na sala do Infantil III. Analisamos que no decorrer da história o cenário da educação infantil passou por processos de transformações, em decorrência da importância que foi dada a criança, considerando-a como a etapa fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Dentro desse contexto, a figura do profissional responsável que atua nessa área foi modificando seu papel, o qual consistia somente em “cuidar”, transformando-se para formadores de sujeitos críticos e reflexivos. Desta forma, esse trabalho propõe analisar os desafios e as perspectivas relacionadas à formação deste profissional, tal como sua desvalorização, incluindo alguns pontos pertinentes a essa temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.