Este artigo tem por objetivo central suscitar os resultados de reflexões, pesquisas e experiências desenvolvidas em uma prática socioeducativa realizada na Casa de Artes e Culturas, zona sul da cidade de Teresina-PI, através do projeto de intervenção, de caráter extencionista “Criando Contextos de Sociabilidade e Ludicidade com crianças no Parque Eliana”, vinculado ao Programa “Roda de Culturas” e desenvolvido entre a Universidade Federal do Piauí / UFPI e L’Università Degli Studi Di Verona – UNIVR/Itália. As práticas do projeto foram fundamentadas nos estudos de Santos (2010), Abramowicz e Oliveira (2006), Gomes (2006), (MATOS, 2010) e López (2004). Constatamos que essa experiência de intervenção, através das oficinas de leitura, oficinas de escrita e as atividades recreativas, voltadas para discussões que valorizem a diversidade cultural e a heterogeneidade dos sujeitos, possibilitou às crianças a construção de novas relações com o próximo, baseadas na interação, colaboração, respeito, maior capacidade de comunicação, familiaridade com a escrita, o reconhecimento de modos de vida característicos de seus grupos sociais, a manifestação da curiosidade pelo mundo social e natural e a emissão de ideias próprias. Evidenciamos também que a mesma possibilitou para educadores/as em processo formativo, enquanto pessoas humanas, homens e mulheres, uma experiência teórico-prática de grande relevância tanto profissional, quanto pessoal, ao passo que oportunizou a ampliação de conhecimentos e discussões acerca da temática Diversidade Cultural, tema ainda pouco trabalhado na grade curricular escolar e o exercício da prática da pesquisa e extensão, articulando as aprendizagens proporcionadas pelo Curso de Pedagogia.