Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SOCIABILIDADE E LUDICIDADE COM CRIANÇAS NO PARQUE ELIANA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

Palavra-chaves: Educação, Diversidade Cultural, Sociabilidade, Ludicidade Comunicação Oral 21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 154
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 21
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SOCIABILIDADE E LUDICIDADE COM CRIANÇAS NO PARQUE ELIANA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo central suscitar os resultados de reflexões, pesquisas e experiências desenvolvidas em uma prática socioeducativa realizada na Casa de Artes e Culturas, zona sul da cidade de Teresina-PI, através do projeto de intervenção, de caráter extencionista “Criando Contextos de Sociabilidade e Ludicidade com crianças no Parque Eliana”, vinculado ao Programa “Roda de Culturas” e desenvolvido entre a Universidade Federal do Piauí / UFPI e L’Università Degli Studi Di Verona – UNIVR/Itália. As práticas do projeto foram fundamentadas nos estudos de Santos (2010), Abramowicz e Oliveira (2006), Gomes (2006), (MATOS, 2010) e López (2004). Constatamos que essa experiência de intervenção, através das oficinas de leitura, oficinas de escrita e as atividades recreativas, voltadas para discussões que valorizem a diversidade cultural e a heterogeneidade dos sujeitos, possibilitou às crianças a construção de novas relações com o próximo, baseadas na interação, colaboração, respeito, maior capacidade de comunicação, familiaridade com a escrita, o reconhecimento de modos de vida característicos de seus grupos sociais, a manifestação da curiosidade pelo mundo social e natural e a emissão de ideias próprias. Evidenciamos também que a mesma possibilitou para educadores/as em processo formativo, enquanto pessoas humanas, homens e mulheres, uma experiência teórico-prática de grande relevância tanto profissional, quanto pessoal, ao passo que oportunizou a ampliação de conhecimentos e discussões acerca da temática Diversidade Cultural, tema ainda pouco trabalhado na grade curricular escolar e o exercício da prática da pesquisa e extensão, articulando as aprendizagens proporcionadas pelo Curso de Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Educação, Diversidade cultural, Sociabilidade, Ludicidade"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "3c59dc048e8850243be8079a5c74d079.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EFIGÊNIA ALVES NERES"
    "autor_nome_curto" => "EFIGÊNIA ALVES"
    "autor_email" => "efigeniaufpi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 154
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 129
    "inscrito_id" => 21
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SOCIABILIDADE E LUDICIDADE COM CRIANÇAS NO PARQUE ELIANA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo central suscitar os resultados de reflexões, pesquisas e experiências desenvolvidas em uma prática socioeducativa realizada na Casa de Artes e Culturas, zona sul da cidade de Teresina-PI, através do projeto de intervenção, de caráter extencionista “Criando Contextos de Sociabilidade e Ludicidade com crianças no Parque Eliana”, vinculado ao Programa “Roda de Culturas” e desenvolvido entre a Universidade Federal do Piauí / UFPI e L’Università Degli Studi Di Verona – UNIVR/Itália. As práticas do projeto foram fundamentadas nos estudos de Santos (2010), Abramowicz e Oliveira (2006), Gomes (2006), (MATOS, 2010) e López (2004). Constatamos que essa experiência de intervenção, através das oficinas de leitura, oficinas de escrita e as atividades recreativas, voltadas para discussões que valorizem a diversidade cultural e a heterogeneidade dos sujeitos, possibilitou às crianças a construção de novas relações com o próximo, baseadas na interação, colaboração, respeito, maior capacidade de comunicação, familiaridade com a escrita, o reconhecimento de modos de vida característicos de seus grupos sociais, a manifestação da curiosidade pelo mundo social e natural e a emissão de ideias próprias. Evidenciamos também que a mesma possibilitou para educadores/as em processo formativo, enquanto pessoas humanas, homens e mulheres, uma experiência teórico-prática de grande relevância tanto profissional, quanto pessoal, ao passo que oportunizou a ampliação de conhecimentos e discussões acerca da temática Diversidade Cultural, tema ainda pouco trabalhado na grade curricular escolar e o exercício da prática da pesquisa e extensão, articulando as aprendizagens proporcionadas pelo Curso de Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Educação, Diversidade cultural, Sociabilidade, Ludicidade"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "3c59dc048e8850243be8079a5c74d079.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EFIGÊNIA ALVES NERES"
    "autor_nome_curto" => "EFIGÊNIA ALVES"
    "autor_email" => "efigeniaufpi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo tem por objetivo central suscitar os resultados de reflexões, pesquisas e experiências desenvolvidas em uma prática socioeducativa realizada na Casa de Artes e Culturas, zona sul da cidade de Teresina-PI, através do projeto de intervenção, de caráter extencionista “Criando Contextos de Sociabilidade e Ludicidade com crianças no Parque Eliana”, vinculado ao Programa “Roda de Culturas” e desenvolvido entre a Universidade Federal do Piauí / UFPI e L’Università Degli Studi Di Verona – UNIVR/Itália. As práticas do projeto foram fundamentadas nos estudos de Santos (2010), Abramowicz e Oliveira (2006), Gomes (2006), (MATOS, 2010) e López (2004). Constatamos que essa experiência de intervenção, através das oficinas de leitura, oficinas de escrita e as atividades recreativas, voltadas para discussões que valorizem a diversidade cultural e a heterogeneidade dos sujeitos, possibilitou às crianças a construção de novas relações com o próximo, baseadas na interação, colaboração, respeito, maior capacidade de comunicação, familiaridade com a escrita, o reconhecimento de modos de vida característicos de seus grupos sociais, a manifestação da curiosidade pelo mundo social e natural e a emissão de ideias próprias. Evidenciamos também que a mesma possibilitou para educadores/as em processo formativo, enquanto pessoas humanas, homens e mulheres, uma experiência teórico-prática de grande relevância tanto profissional, quanto pessoal, ao passo que oportunizou a ampliação de conhecimentos e discussões acerca da temática Diversidade Cultural, tema ainda pouco trabalhado na grade curricular escolar e o exercício da prática da pesquisa e extensão, articulando as aprendizagens proporcionadas pelo Curso de Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.