O estudo emerge na disciplina de Gestão dos Processos Educativos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com o intuito de discutir a Escola pública brasileira durante o semestre letivo 2010.1. O objetivo deste, é compreender a escola pública e suas problemáticas administrativas e pedagógicas. Para tanto, expomos discussões sobre observações em escolas públicas por meio das Práticas Pedagógicas Programadas no Ensino Fundamental relacionado-as à autonomia escolar; às políticas educacionais; à administração escolar como essencial para a qualidade do ensino; à organização institucional; ao trabalho pedagógico; à educação escolar e não-escolar. Partimos dos estudos de Paro (1997, 2001), Medeiros (2007), Russo (2007), Libâneo (2004), Batista (2006) e Canário (2006), quando atentam para a necessidade de que a escola, enquanto instituição social responsável por oferecer educação de qualidade, ainda desempenha um papel distante do que seria formar cidadãos críticos e autônomos. A autonomia escolar ainda se encontra implícita juntamente com a organização da escola que não deve prezar o diretor e o setor administrativo como únicos administradores da escola; O trabalho pedagógico não se limita a ação do professor, mas a relação deste com os alunos que devem ser participantes ativos do processo educativo. Esse estudo nos proporcionou algumas reflexões em relação à gestão e organização escolar; sobre o papel do aluno no processo educativo, à importância do planejamento coletivo, enfim, abriu horizontes para repensar educação como elemento fundamental, que está presente em nossas vidas desde que nascemos e nos acompanha durante todo seu percurso.