Este texto constitui debate acerca das transformações nos padrões de referência de qualidade para a Educação Infantil, demandando novas políticas e práticas curriculares que salientam categorias como práxis pedagógica, cultura lúdica, brinquedo/brincadeira, escola pública e precarização. Referido cenário apresenta-se como lócus investigativo na intenção de analisar/compreender o impacto das novas diretrizes curriculares, a partir da Resolução do CNE 05/2009, para a (re)organização da trabalho/práxis pedagógica na Educação Infantil em Parnaíba no início do século XXI e seu processo de precarização/proletarização. Observando-lhes, assim, as tendências conceituais e ideológicas, seu processo de profissionalização e as possibilidades de reinvenção ou reprodução. Cabe destacar que a educação de crianças de 0 a 5 anos no Brasil vem adquirindo notoriedade e relevância enquanto área de conhecimento e de investigação. Compreendemos, portanto, a necessidade de uma atenta observação da práxis docente na esfera pública piauiense frente à revisão de concepções sobre a educação das crianças pequenas.