Este artigo foi construído a partir da intenção de ampliar estudos iniciados no Mestrado em Educação da UFPI na área de Formação de Professores relacionado ao projeto de pesquisa: Formação contínua de professores - sentidos e significados de aprendizagem em contexto de colaboração. A referida pesquisa nos instigou a explorar a visão acerca da aprendizagem escolar, em uma das disciplinas que ministramos atualmente: Psicopedagogia, no VI bloco do curso de Pedagogia na UESPI, Campus Clóvis Moura, em Teresina. Percebemos que embora o foco da questão abordada na literatura como Gómez (2000) e Barbosa (2006) contribua para esclarecer aspectos relacionados à compreensão do que significa aprendizagem em contextos escolarizados, ainda representa lacuna quando se trata em estudar os sentidos que os professores atribuem à aprendizagem, considerando a abordagem do tema em contexto de colaboração. Desta forma, a opção teórico-metodológica recai na abordagem Sócio-Histórico-Cultural de Vigotski (2001, 2004, 2007) e na Pesquisa Colaborativa com foco na abordagem de Ibiapina (2008), Ibiapina e Ferreira (2006), entre outros. O estudo se caracteriza como subsídio para que os(as) alunos(as) do curso de Pedagogia percebam a necessidade de promover o processo de reflexão crítica com os professores que atuam nas escolas da rede pública e particular de ensino e com eles próprios, a partir da apresentação dos sentidos de aprendizagem aprontados.