SENTIDO E SIGNIFICADO DE APRENDIZAGEM: ENSAIO COLABORATIVO EM SALA DE AULA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 503 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 522 "inscrito_id" => 2601 "titulo" => "SENTIDO E SIGNIFICADO DE APRENDIZAGEM: ENSAIO COLABORATIVO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo foi construído a partir da intenção de ampliar estudos iniciados no Mestrado em Educação da UFPI na área de Formação de Professores relacionado ao projeto de pesquisa: Formação contínua de professores - sentidos e significados de aprendizagem em contexto de colaboração. A referida pesquisa nos instigou a explorar a visão acerca da aprendizagem escolar, em uma das disciplinas que ministramos atualmente: Psicopedagogia, no VI bloco do curso de Pedagogia na UESPI, Campus Clóvis Moura, em Teresina. Percebemos que embora o foco da questão abordada na literatura como Gómez (2000) e Barbosa (2006) contribua para esclarecer aspectos relacionados à compreensão do que significa aprendizagem em contextos escolarizados, ainda representa lacuna quando se trata em estudar os sentidos que os professores atribuem à aprendizagem, considerando a abordagem do tema em contexto de colaboração. Desta forma, a opção teórico-metodológica recai na abordagem Sócio-Histórico-Cultural de Vigotski (2001, 2004, 2007) e na Pesquisa Colaborativa com foco na abordagem de Ibiapina (2008), Ibiapina e Ferreira (2006), entre outros. O estudo se caracteriza como subsídio para que os(as) alunos(as) do curso de Pedagogia percebam a necessidade de promover o processo de reflexão crítica com os professores que atuam nas escolas da rede pública e particular de ensino e com eles próprios, a partir da apresentação dos sentidos de aprendizagem aprontados." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Formação de professores, Sentido e significado, Colaboração" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ce970f0cd3aed611c2638ebfc1ab5a93_2601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANUZE MARIA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "RANUZE" "autor_email" => "rannuzinha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 503 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 522 "inscrito_id" => 2601 "titulo" => "SENTIDO E SIGNIFICADO DE APRENDIZAGEM: ENSAIO COLABORATIVO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo foi construído a partir da intenção de ampliar estudos iniciados no Mestrado em Educação da UFPI na área de Formação de Professores relacionado ao projeto de pesquisa: Formação contínua de professores - sentidos e significados de aprendizagem em contexto de colaboração. A referida pesquisa nos instigou a explorar a visão acerca da aprendizagem escolar, em uma das disciplinas que ministramos atualmente: Psicopedagogia, no VI bloco do curso de Pedagogia na UESPI, Campus Clóvis Moura, em Teresina. Percebemos que embora o foco da questão abordada na literatura como Gómez (2000) e Barbosa (2006) contribua para esclarecer aspectos relacionados à compreensão do que significa aprendizagem em contextos escolarizados, ainda representa lacuna quando se trata em estudar os sentidos que os professores atribuem à aprendizagem, considerando a abordagem do tema em contexto de colaboração. Desta forma, a opção teórico-metodológica recai na abordagem Sócio-Histórico-Cultural de Vigotski (2001, 2004, 2007) e na Pesquisa Colaborativa com foco na abordagem de Ibiapina (2008), Ibiapina e Ferreira (2006), entre outros. O estudo se caracteriza como subsídio para que os(as) alunos(as) do curso de Pedagogia percebam a necessidade de promover o processo de reflexão crítica com os professores que atuam nas escolas da rede pública e particular de ensino e com eles próprios, a partir da apresentação dos sentidos de aprendizagem aprontados." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Formação de professores, Sentido e significado, Colaboração" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ce970f0cd3aed611c2638ebfc1ab5a93_2601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANUZE MARIA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "RANUZE" "autor_email" => "rannuzinha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }