Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SENTIDO E SIGNIFICADO DE APRENDIZAGEM: ENSAIO COLABORATIVO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: Formação De Professores, Sentido E Significado, Colaboração Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 503
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 2601
    "titulo" => "SENTIDO E SIGNIFICADO DE APRENDIZAGEM: ENSAIO COLABORATIVO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo foi construído a partir da intenção de ampliar estudos iniciados no Mestrado em Educação da UFPI na área de Formação de Professores relacionado ao projeto de pesquisa: Formação contínua de professores - sentidos e significados de aprendizagem em contexto de colaboração. A referida pesquisa nos instigou a explorar a visão acerca da aprendizagem escolar, em uma das disciplinas que ministramos atualmente: Psicopedagogia, no VI bloco do curso de Pedagogia na UESPI, Campus Clóvis Moura, em Teresina. Percebemos que embora o foco da questão abordada na literatura como Gómez (2000) e Barbosa (2006) contribua para esclarecer aspectos relacionados à compreensão do que significa aprendizagem em contextos escolarizados, ainda representa lacuna quando se trata em estudar os sentidos que os professores atribuem à aprendizagem, considerando a abordagem do tema em contexto de colaboração. Desta forma, a opção teórico-metodológica recai na abordagem Sócio-Histórico-Cultural de Vigotski (2001, 2004, 2007) e na Pesquisa Colaborativa com foco na abordagem de Ibiapina (2008), Ibiapina e Ferreira (2006), entre outros. O estudo se caracteriza como subsídio para que os(as) alunos(as) do curso de Pedagogia percebam a necessidade de promover o processo de reflexão crítica com os professores que atuam nas escolas da rede pública e particular de ensino e com eles próprios, a partir da apresentação dos sentidos de aprendizagem aprontados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Formação de professores, Sentido e significado, Colaboração"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "ce970f0cd3aed611c2638ebfc1ab5a93_2601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANUZE MARIA DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RANUZE"
    "autor_email" => "rannuzinha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 503
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 2601
    "titulo" => "SENTIDO E SIGNIFICADO DE APRENDIZAGEM: ENSAIO COLABORATIVO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo foi construído a partir da intenção de ampliar estudos iniciados no Mestrado em Educação da UFPI na área de Formação de Professores relacionado ao projeto de pesquisa: Formação contínua de professores - sentidos e significados de aprendizagem em contexto de colaboração. A referida pesquisa nos instigou a explorar a visão acerca da aprendizagem escolar, em uma das disciplinas que ministramos atualmente: Psicopedagogia, no VI bloco do curso de Pedagogia na UESPI, Campus Clóvis Moura, em Teresina. Percebemos que embora o foco da questão abordada na literatura como Gómez (2000) e Barbosa (2006) contribua para esclarecer aspectos relacionados à compreensão do que significa aprendizagem em contextos escolarizados, ainda representa lacuna quando se trata em estudar os sentidos que os professores atribuem à aprendizagem, considerando a abordagem do tema em contexto de colaboração. Desta forma, a opção teórico-metodológica recai na abordagem Sócio-Histórico-Cultural de Vigotski (2001, 2004, 2007) e na Pesquisa Colaborativa com foco na abordagem de Ibiapina (2008), Ibiapina e Ferreira (2006), entre outros. O estudo se caracteriza como subsídio para que os(as) alunos(as) do curso de Pedagogia percebam a necessidade de promover o processo de reflexão crítica com os professores que atuam nas escolas da rede pública e particular de ensino e com eles próprios, a partir da apresentação dos sentidos de aprendizagem aprontados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Formação de professores, Sentido e significado, Colaboração"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "ce970f0cd3aed611c2638ebfc1ab5a93_2601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANUZE MARIA DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RANUZE"
    "autor_email" => "rannuzinha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo foi construído a partir da intenção de ampliar estudos iniciados no Mestrado em Educação da UFPI na área de Formação de Professores relacionado ao projeto de pesquisa: Formação contínua de professores - sentidos e significados de aprendizagem em contexto de colaboração. A referida pesquisa nos instigou a explorar a visão acerca da aprendizagem escolar, em uma das disciplinas que ministramos atualmente: Psicopedagogia, no VI bloco do curso de Pedagogia na UESPI, Campus Clóvis Moura, em Teresina. Percebemos que embora o foco da questão abordada na literatura como Gómez (2000) e Barbosa (2006) contribua para esclarecer aspectos relacionados à compreensão do que significa aprendizagem em contextos escolarizados, ainda representa lacuna quando se trata em estudar os sentidos que os professores atribuem à aprendizagem, considerando a abordagem do tema em contexto de colaboração. Desta forma, a opção teórico-metodológica recai na abordagem Sócio-Histórico-Cultural de Vigotski (2001, 2004, 2007) e na Pesquisa Colaborativa com foco na abordagem de Ibiapina (2008), Ibiapina e Ferreira (2006), entre outros. O estudo se caracteriza como subsídio para que os(as) alunos(as) do curso de Pedagogia percebam a necessidade de promover o processo de reflexão crítica com os professores que atuam nas escolas da rede pública e particular de ensino e com eles próprios, a partir da apresentação dos sentidos de aprendizagem aprontados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.