A leitura e escrita são algumas das aprendizagens mais importantes para o indivíduo, pois permitem que o mesmo tenha acesso a diversos outros saberes. Em contrapartida, há várias dificuldades que impossibilitam que esse processo ocorra normalmente, a exemplo da dislexia, distúrbio de aprendizagem específico na área da leitura, escrita, soletração e decodificação de sinais. O distúrbio torna-se evidente nos primeiros anos da vida escolar do aluno, por essa razão há necessidade de professores preparados para detectar as principais características. Com base nisso, este artigo objetiva explorar, por meio de questionário, as concepções dos professores referentes à dislexia. Participaram neste estudo 20 professores, ambos das escolas municipais das cidades paraibanas Cacimba de Dentro e Tacima. O estudo aplicado apresentou questões sobre à definição para a dislexia, bem como suas causas, características e formação do professor. O questionário foi aplicado nas respectivas escolas. As respostas foram avaliadas por meio de análises e exposição de gráficos e tabelas para a compreensão dos dados. Os resultados obtidos chamaram atenção para a falta de capacitação dos professores, fator esse que resultou em concepções distorcidas acerca da dislexia.