Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃODOCENTE PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE: O BULLYING EM FOCO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE  , EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, PRECONCEITO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório nas licenciaturas, tendo uma carga horária de 400hs, distribuídas a partir da segunda metade do curso. Esse componente curricular visa, entre suas metas, aproximar o futuro professor da realidade concreta das escolas. O estágio, no que se refere a sua importância para a formação docente, deve contribuir para que o futuro professor possa intervir na sociedade através de sua atividade profissional, para que seja um professor pesquisador, membro de uma comunidade científica e para que ele possa assumir uma postura profissional e uma práxis educativa que inclua a todos, valorizando e respeitando a diversidade humana. Para tanto, essa etapa da formação profissional deverá contemplar questões ligadas aos Direitos Humanos, ao combate ao preconceito e ao respeito às diferenças, ajudando a delinear o perfil do profissional da educação para atuar na contemporaneidade. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo abordar a importância desse componente curricular para a formação do professor pesquisador, como também, apresentar os resultados da pesquisa realizada pelos licenciandos do curso de Geografia, sobre o preconceito, tendo o bullying como uma de suas consequências. A investigação de cunho qualitativo utilizou como instrumento para a recolha de dados o questionário. A pesquisa revelou a existência de preconceito na escola pesquisada, sendo os principais fatores geradores de discriminação a orientação sexual, estrutura física do indivíduo, a origem étnico-racial e como consequência a ocorrência do bullying como manifestação da descriminação e rejeição ao considerado diferente ou anormal.

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