Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEODIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA

Palavra-chaves: GEODIVERSIDADE, GEOGRAFIA FÍSICA, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16104
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2234
    "inscrito_id" => 5440
    "titulo" => "GEODIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA"
    "resumo" => "A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões relacionados ao comportamento social e da própria formação básica e exponencial do homem. No caso, com o realce do estudo sobre o padrão educacional, de como absorvemos a informação e a processamos, pode-se constituir o núcleo fundamental onde se sustente o processo de educação e seu desenvolvimento; podendo ser esse fenômeno espontâneo ou incentivado por métodos didáticos-pedagógicos. O presente estudo constitui uma proposta metodológica que tem como objetivo dinamizar a discussão da Geografia Física no ensino médio e superior e, executar uma instrumentação pedagógica de incentivo ao aprendizado da Geografia Física, utilizando como ferramenta didático-pedagógica, trilhas ecológicas e aulas expositivas de campo com enfoque na Geodiversidade, conjunto de elementos naturais abióticos, rochas, solos, hidrografia, relevo, entre outros. Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas essenciais, a primeira consistiu em um levantamento bibliográfico contemplando o temário de ferramentas educacionais e, referente a própria discussão da evolução pedagógica em âmbito educacional e aplicado à própria Geografia. Já a segunda, consistiu em delimitar, analisar e discutir o material produzido no âmbito da pesquisa, envolvendo processamentos cartográficos e produção de mapas temáticos. Os resultados e discussões consistiram em apresentar a proposta dos trajetos das trilhas da geodiversidade, além de discutir a os procedimentos de condução dos futuros visitantes. Por fim, espera-se que os futuros visitantes possam apreender o máximo de conhecimentos a cerca da geodiversidade, potencializando sua visão de conservação dos recursos naturais para as gerações futuras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "GEODIVERSIDADE, GEOGRAFIA FÍSICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5440_08092015211849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVAN DANTAS DE SENA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVAN SENA"
    "autor_email" => "desenamedeiros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16104
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2234
    "inscrito_id" => 5440
    "titulo" => "GEODIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA"
    "resumo" => "A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões relacionados ao comportamento social e da própria formação básica e exponencial do homem. No caso, com o realce do estudo sobre o padrão educacional, de como absorvemos a informação e a processamos, pode-se constituir o núcleo fundamental onde se sustente o processo de educação e seu desenvolvimento; podendo ser esse fenômeno espontâneo ou incentivado por métodos didáticos-pedagógicos. O presente estudo constitui uma proposta metodológica que tem como objetivo dinamizar a discussão da Geografia Física no ensino médio e superior e, executar uma instrumentação pedagógica de incentivo ao aprendizado da Geografia Física, utilizando como ferramenta didático-pedagógica, trilhas ecológicas e aulas expositivas de campo com enfoque na Geodiversidade, conjunto de elementos naturais abióticos, rochas, solos, hidrografia, relevo, entre outros. Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas essenciais, a primeira consistiu em um levantamento bibliográfico contemplando o temário de ferramentas educacionais e, referente a própria discussão da evolução pedagógica em âmbito educacional e aplicado à própria Geografia. Já a segunda, consistiu em delimitar, analisar e discutir o material produzido no âmbito da pesquisa, envolvendo processamentos cartográficos e produção de mapas temáticos. Os resultados e discussões consistiram em apresentar a proposta dos trajetos das trilhas da geodiversidade, além de discutir a os procedimentos de condução dos futuros visitantes. Por fim, espera-se que os futuros visitantes possam apreender o máximo de conhecimentos a cerca da geodiversidade, potencializando sua visão de conservação dos recursos naturais para as gerações futuras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "GEODIVERSIDADE, GEOGRAFIA FÍSICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5440_08092015211849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVAN DANTAS DE SENA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVAN SENA"
    "autor_email" => "desenamedeiros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A educação apresenta em seu âmbito didático-pedagógico uma característica disciplinadora e de imensa importância para formação de opinião, demonstrando padrões relacionados ao comportamento social e da própria formação básica e exponencial do homem. No caso, com o realce do estudo sobre o padrão educacional, de como absorvemos a informação e a processamos, pode-se constituir o núcleo fundamental onde se sustente o processo de educação e seu desenvolvimento; podendo ser esse fenômeno espontâneo ou incentivado por métodos didáticos-pedagógicos. O presente estudo constitui uma proposta metodológica que tem como objetivo dinamizar a discussão da Geografia Física no ensino médio e superior e, executar uma instrumentação pedagógica de incentivo ao aprendizado da Geografia Física, utilizando como ferramenta didático-pedagógica, trilhas ecológicas e aulas expositivas de campo com enfoque na Geodiversidade, conjunto de elementos naturais abióticos, rochas, solos, hidrografia, relevo, entre outros. Os procedimentos metodológicos foram realizados em duas etapas essenciais, a primeira consistiu em um levantamento bibliográfico contemplando o temário de ferramentas educacionais e, referente a própria discussão da evolução pedagógica em âmbito educacional e aplicado à própria Geografia. Já a segunda, consistiu em delimitar, analisar e discutir o material produzido no âmbito da pesquisa, envolvendo processamentos cartográficos e produção de mapas temáticos. Os resultados e discussões consistiram em apresentar a proposta dos trajetos das trilhas da geodiversidade, além de discutir a os procedimentos de condução dos futuros visitantes. Por fim, espera-se que os futuros visitantes possam apreender o máximo de conhecimentos a cerca da geodiversidade, potencializando sua visão de conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.