Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE” E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FILME, ESCRITORES DA LIBERDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A construção do conhecimento no processo de ensino aprendizagem está vinculada a relação professor- aluno, pois elas dão sentindo e dinamizam o processo educativo. Esta relação precisa está alicerçada na confiança, respeito e afetividade, cabendo ao professor fortalecer no aluno tais características, não voltando a sua atenção apenas para o conteúdo a ser transmitido. Pensando nestas questões, o presente artigo tem como objetivo fazer uma análise reflexiva do filme ‘Escritores da Liberdade’ buscando levantar elementos importantes em torno das interações pedagógicas no contexto do trabalho escolar, que contribuam para auxiliar a formação de professores no âmbito do curso de Licenciatura em Química da UEPB. Trata-se de uma metodologia de análise de qualitativa. O material analisado foi um filme, baseado em uma história real, cuja temática trata sobre a relação professor-aluno no universo da sala de aula. Este trabalho foi executado na componente curricular Prática Pedagógica em Química IV. Buscou-se analisar as ideias propostas pelo filme buscando discutir a presença de elementos importantes que poderão auxiliar a prática pedagógica dos professores de Química e articulando as discussões com referenciais teóricos da área de Educação. Pode-se concluir que o filme contribui para se discutir questões reflexivas e inquietações relacionadas ao processo de ensinar e aprender. Observa-se que tais discussões possibilitam o professor entender a importância de trabalhar com tendências de ensino progressistas e a abordagem sociocultural, buscando incorporar em sua prática uma interação pedagógica que visa promover vínculos e valores que contribuam de forma positiva no processo de construção do conhecimento nas aulas de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.