O presente trabalho busca compreender o processo de alfabetização em escolas municipais de Juazeiro/BA, na perspectiva da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, este traz discussões sobre a alfabetização de crianças e as questões que envolvem a descontextualização do ensino público do em nossa Região. Destacando assim, a prática de ensino aprendizagem trabalhada nas escolas da Cidade e do Campo do Semiárido, mas vale ressaltar, que enfatizamos a Educação Campo, marcada pela ausência de políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento de um ensino contextualizado que respeita e valoriza o educando (a) e seu contexto. Desse modo analisamos os desafios e as possibilidades que educadoras de turmas do Ciclo de Alfabetização encontram para desenvolver sua prática de ensino-aprendizagem em sala de aula, para isso realizamos observações em duas escolas do Município, uma no Campo e outra na Cidade, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários abertos e diários de observação que colaboraram para a compreensão e desenvolvimento da pesquisa. Em geral, identificamos os desafios e as possibilidades da prática de alfabetização com o ensino contextualizado, mas destacamos que esses desafios não podem ser supervalorizados em detrimento de uma aprendizagem significativa e valorativa para a construção das identidades dos sujeitos a partir de seu contexto.