PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16765 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1297 "inscrito_id" => 7117 "titulo" => "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "O presente trabalho busca compreender o processo de alfabetização em escolas municipais de Juazeiro/BA, na perspectiva da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, este traz discussões sobre a alfabetização de crianças e as questões que envolvem a descontextualização do ensino público do em nossa Região. Destacando assim, a prática de ensino aprendizagem trabalhada nas escolas da Cidade e do Campo do Semiárido, mas vale ressaltar, que enfatizamos a Educação Campo, marcada pela ausência de políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento de um ensino contextualizado que respeita e valoriza o educando (a) e seu contexto. Desse modo analisamos os desafios e as possibilidades que educadoras de turmas do Ciclo de Alfabetização encontram para desenvolver sua prática de ensino-aprendizagem em sala de aula, para isso realizamos observações em duas escolas do Município, uma no Campo e outra na Cidade, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários abertos e diários de observação que colaboraram para a compreensão e desenvolvimento da pesquisa. Em geral, identificamos os desafios e as possibilidades da prática de alfabetização com o ensino contextualizado, mas destacamos que esses desafios não podem ser supervalorizados em detrimento de uma aprendizagem significativa e valorativa para a construção das identidades dos sujeitos a partir de seu contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, SEMIÁRIDO, CAMPO, CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID7117_03092015233506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDINALVA DOS SANTOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "CLEIDI MARTINS" "autor_email" => "cleidirma@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16765 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1297 "inscrito_id" => 7117 "titulo" => "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "O presente trabalho busca compreender o processo de alfabetização em escolas municipais de Juazeiro/BA, na perspectiva da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, este traz discussões sobre a alfabetização de crianças e as questões que envolvem a descontextualização do ensino público do em nossa Região. Destacando assim, a prática de ensino aprendizagem trabalhada nas escolas da Cidade e do Campo do Semiárido, mas vale ressaltar, que enfatizamos a Educação Campo, marcada pela ausência de políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento de um ensino contextualizado que respeita e valoriza o educando (a) e seu contexto. Desse modo analisamos os desafios e as possibilidades que educadoras de turmas do Ciclo de Alfabetização encontram para desenvolver sua prática de ensino-aprendizagem em sala de aula, para isso realizamos observações em duas escolas do Município, uma no Campo e outra na Cidade, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários abertos e diários de observação que colaboraram para a compreensão e desenvolvimento da pesquisa. Em geral, identificamos os desafios e as possibilidades da prática de alfabetização com o ensino contextualizado, mas destacamos que esses desafios não podem ser supervalorizados em detrimento de uma aprendizagem significativa e valorativa para a construção das identidades dos sujeitos a partir de seu contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, SEMIÁRIDO, CAMPO, CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID7117_03092015233506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDINALVA DOS SANTOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "CLEIDI MARTINS" "autor_email" => "cleidirma@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }