A capoeira é parte fundamental e integrante na história do Brasil, desde o processo de colonização até a república, uma vez que foi um instrumento importante da resistência dos escravos brasileiros. Com base nisto, é necessário afirmar que a inclusão da temática sobre a capoeira nas escolas junto às práticas pedagógicas, possibilita uma ação de reconhecimento da importância do povo negro e de suas tradições na formação de nosso contexto histórico, social e cultural. Apresentando como embasamento teórico as concepções de Areias (1983), Soares (2004), Souza (2005), Vieira (1998) dentre outros autores, principalmente com as contribuições do teórico Roger Chartier (1990), uma vez que este aborda a teoria das representações dos grupos sociais, o presente estudo visa abordar a relevância na qual a capoeira pode contribuir na abordagem das raízes históricas e culturais das etnias afro-brasileiras com a finalidade de oferecer metodologias de ensino inovadoras nas instituições escolares, como também nas suas respectivas comunidades, combatendo, portanto, as variadas formas de preconceitos étnico-raciais, além de reforçar a Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições escolares públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Nesse sentido, é importante ressaltar que a capoeira possui uma significativa função como meio de educação e socialização devido sua pluralidade cultural.