Introdução
A geração de resíduos sólidos no Brasil e no mundo tem se tornado uma preocupação crescente pelos impactos não só ambientais, mas também, sociais, econômicos e culturais. Sendo assim, neste artigo, buscaremos enfatizar com maior foco, os resíduos de equipamentos eletrônicos (REEE),conhecido mais popularmente, como lixo eletrônico e tecnológico,a saber: computadores, notebook, celulares,baterias, TVs,impressoras e cartuchos.Dessa forma, atualmente,a indústria eletrônica, é uma das maiores e que mais cresce no mundo, gerando a cada ano, até 41 milhões de toneladas de lixo eletrônicos, provenientes de computadores, TVs de tubo, Smartphones, baterias de celulares e outros e-lixos. Há de se registrar, oportunamente, que esses resíduos são frutos da Revolução Tecnológica dos últimos anos, que vem produzindo inúmeros equipamentos em larga escala, com variadas utilidades, propiciando, assim, um aumento na quantidade e diversidade de equipamentos eletro eletrônicos e, conseqüentemente, dos resíduos que são gerados por estes e que logo são descartados no meio ambiente, provocando doenças, bem como contaminação do solo, das águas e do ar.
Segundo dados do relatório mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre lixo eletrônico (2015), prevê que até 2017, teremos em todo o mundo cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, ou seja, o cenário ora vislumbrado é extremamente sombrio e preocupante.
Como se vê, o lixo eletrônico é um dos grandes problemas que afetam à natureza e à sociedade em todas as escalas. Diante disso, este exame pretende-se discutir sobre esta temática aqui enfocada, a fim de chamar a atenção da sociedade e de nossos gestores públicos, em especial, da cidade de Guarabira – à qual é objeto do presente estudo –, acerca das contrariedades que o e-lixos provoca ao meio ambiente e à saúde pública.
Neste contexto, entende-se que a presente análise tem relevância científica e socialmente, dada a necessidade de desenvolver estudos de cunho científico sobre as questões socioambientais.
Para tanto,o trabalho se constitui em pesquisa bibliográfica e empírica, tendo como objetivo geral:
• Analisar geograficamente os impactos que os resíduos sólidos e o lixo eletrônico causam à sociedade e ao meio ambiente de Guarabira, Estado da Paraíba.