SOARES, Bruno Patriota et al.. A realidade da educação ambiental no âmbito escolar. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15310>. Acesso em: 05/11/2024 12:59
Este artigo é o resultado de uma pesquisa que procura analisar os problemas ambientais existentes na sociedade, objetivando relatar a importância da Educação Ambiental nas escolas como ferramenta para se chegar ao desenvolvimento sustentável, o que requer de todo ser humano cumprir as suas obrigações, com possíveis mudanças no hábito e no comportamento. Com isso, se percebe que a conscientização das pessoas é o que faz a diferença no processo desta educação, onde o conhecimento sobre ela produz mudanças efetivas. Para isso, é de extrema importância dar atenção especial ao saber de nossos jovens e crianças, e que trabalhemos constantemente com elas, desde já, as consequências de nossas ações diárias e a importância de cuidarmos do que está ao nosso alcance enquanto temos tempo, pois as crianças não compreendem somente as ideias, e sim os princípios, onde constroem suas noções de mundo, levando para a vida inteira. O estudo de Educação Ambiental envolveu crianças de 12 a 14 anos de idade de uma escola municipal na cidade de Campina Grande-PB e teve como metodologia uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, do qual se teve uma ampla visão do referido assunto e possibilitando a quantificação dos resultados obtidos. Assim, percebe-se pela pesquisa que o nível de conhecimento e conscientização dos adolescentes quanto às consequências de suas ações, nos permite concluir que o assunto Educação Ambiental tem se tornado mais presente nas metodologias e práticas nas escolas Campinenses. Portanto, já que a Educação Ambiental é uma estratégia relevante de mudança, acredita-se que para se ter uma boa qualidade de vida presente e futura, é necessário usar o conhecimento adquirido nas escolas para conservar e preservar o meio ambiente.