O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento de um artefato digital (aplicativo) para smartphones, pautado nos princípios do mobile learning, e que verse sobre os processos de ensino e aprendizagem da história da arte mediados pelos Museus. Para tanto será necessária a exposição de uma fundamentação teórica que nos permita compreender os elementos necessários para a concepção dos Museus como ambientes de construção de conhecimentos e de como a inserção da tecnologia nestes espaços contribui positivamente nas relações de ensino e aprendizado da história da arte. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica acerca das temáticas envolvidas, seguida do desenvolvimento do aplicativo através de softwares livres de edição gráfica e de desenvolvimento de aplicativos para internet. O resultado da pesquisa foi o aplicativo intitulado Museum, que a partir da simulação gráfica dos ambientes físicos e obras expostas em diversos Museus de Arte, permite a interação do usuário e possibilita a quebra de fronteiras geográficas e temporais, consentindo assim a adoção do mesmo como recurso pedagógico, uma vez que possibilita a mediação do estudo da história da arte. Assim, é possível visualizarmos o Museum como uma ferramenta que está a serviço do desenvolvimento educativo, uma vez que potencializa o tempo e encurta distâncias, promovendo assim o aprofundamento do conhecimento que, em outras épocas, era impensável.