A inclusão é um processo que contribui para um novo tipo de sociedade através de transformações, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas. Acessibilidade e inclusão social estão intrinsecamente vinculados, visto que a acessibilidade é um dos caminhos para auxiliar na inclusão. Portanto é necessário que a estrutura física esteja coerente com os princípios da inclusão, garantindo respeito, através do cuidado com instalações aptas, salas de apoio com materiais de acessibilidade, rampas de acesso, salas de aulas amplas, podendo receber e acolher as diferenças coletivas e individuais. Esta pesquisa objetivou analisar no contexto escolar a realidade das instituições, visualizando estrutura física e adaptações arquitetônicas. Foi desenvolvida por meio de observações diretas em quatro Escolas Municipais do município de Alagoa Grande, estado da Paraíba, constituindo-se em uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo. Foi constatado que a acessibilidade arquitetônica requer melhorias em diversos aspectos, revelam que as instituições em sua grande parte são desprovidas de ambientes com estruturas capazes de atender as necessidades das pessoas com deficiência física. Portanto é necessária a viabilidade nessas instituições de ensino, a fim de garantir e incluir a todos de forma geral em todos os seus segmentos.