O CELULAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16339 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1078 "inscrito_id" => 5745 "titulo" => "O CELULAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => """ As tecnologias da informação e comunicação tem invadido a sociedade como um todo. Em todos os lugares estamos cercados de aparatos tecnológicos que visam facilitar o cotidiano da humanidade. A tecnologia está presente também nas instituições de ensino que verem-se perdidas em meio à diversidade tecnológica que as rodeiam e exige dos atores educacionais a inserção destas no processo de ensino aprendizagem. Além do computador, internet, TV, DVD dentre outras tecnologias a escola tem que aprender a lidar com as tecnologias móveis que têm presença marcante nos espaços escolares em especial, o celular. Este visto muitas vezes como um vilão nas escolas tem muito a oferecer para o bom desenvolvimento do processo de ensino. Dialogando com alguns autores como: Almeida, Bortolazzo, Masetto, Saccol, Schlemmer e Barbosa dentre outros se busca discutir a relevância e a necessidade de trabalhar com as tecnologias em sala de aula, em especial com o aparelho celular que concentra inúmeras mídias e pode viabilizar as praticas docente do professor bem como, a aprendizagem dos discentes. A escola necessita vê o celular como um instrumento de aprendizagem, um meio que pode contribuir para o desenvolvimento de um ensino mais eficaz e atrativo para o aluno. É relevante perceber as possibilidades que o uso das tecnologias, em especial, do celular tem a oferecer ao cotidiano da sala de aula haja vista que, que a clientela das instituições de ensino faz parte de uma geração digital, nasceu em meio ao mundo tecnológico e não pode separar-se dele, por essa razão a escola precisa adequar-se ao mundo tecnológico.\r\n Palavras-chave: Tecnologia. Celular. Ensino/aprendizagem. Geração Digital. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, CELULAR, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID5745_27082015142530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIONE MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GESSIONE MORAIS" "autor_email" => "gessione_morais@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16339 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1078 "inscrito_id" => 5745 "titulo" => "O CELULAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => """ As tecnologias da informação e comunicação tem invadido a sociedade como um todo. Em todos os lugares estamos cercados de aparatos tecnológicos que visam facilitar o cotidiano da humanidade. A tecnologia está presente também nas instituições de ensino que verem-se perdidas em meio à diversidade tecnológica que as rodeiam e exige dos atores educacionais a inserção destas no processo de ensino aprendizagem. Além do computador, internet, TV, DVD dentre outras tecnologias a escola tem que aprender a lidar com as tecnologias móveis que têm presença marcante nos espaços escolares em especial, o celular. Este visto muitas vezes como um vilão nas escolas tem muito a oferecer para o bom desenvolvimento do processo de ensino. Dialogando com alguns autores como: Almeida, Bortolazzo, Masetto, Saccol, Schlemmer e Barbosa dentre outros se busca discutir a relevância e a necessidade de trabalhar com as tecnologias em sala de aula, em especial com o aparelho celular que concentra inúmeras mídias e pode viabilizar as praticas docente do professor bem como, a aprendizagem dos discentes. A escola necessita vê o celular como um instrumento de aprendizagem, um meio que pode contribuir para o desenvolvimento de um ensino mais eficaz e atrativo para o aluno. É relevante perceber as possibilidades que o uso das tecnologias, em especial, do celular tem a oferecer ao cotidiano da sala de aula haja vista que, que a clientela das instituições de ensino faz parte de uma geração digital, nasceu em meio ao mundo tecnológico e não pode separar-se dele, por essa razão a escola precisa adequar-se ao mundo tecnológico.\r\n Palavras-chave: Tecnologia. Celular. Ensino/aprendizagem. Geração Digital. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, CELULAR, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID5745_27082015142530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIONE MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GESSIONE MORAIS" "autor_email" => "gessione_morais@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }