As escolas públicas brasileiras atualmente enfrentam um importante desafio, no sentido de promover a inclusão de estudantes portadores de deficiência em suas aulas regulares. Entretanto, tem-se observado que, embora existam previsões legais indo ao encontro da inclusão como prática escolar, a realidade é que alunos portadores de deficiência têm sido freqüentemente colocados à margem do processo de ensino. O objetivo é analisar como está se dando esse processo referenciando-se na Educação Física Escolar, identificando as dificuldades e progressos a partir das condições estruturais, atitudes, recursos e práticas de ensino adotadas, a fim propor estratégias pedagógicas. Possuindo um caráter exploratório/descritivo com abordagem qualitativo, buscou-se a coleta objetiva de dados através de questionário direcionados aos gestores e professores das escolas públicas de ensino médio na cidade de Icó. Os temas relevantes ao processo inclusivo foram analisados, discutidos de modo a clarificar a temática, recaindo o foco nas barreiras existentes na escola e possíveis alternativas para sua superação. Tendo-se verificado que os obstáculos são muitos, historicamente construídos, considera-se ao final a proposição de estratégias pedagógicas que poderão oferecer subsídios e progressos no processo de inclusão. Dessa forma, pode transformar conceitos e atitudes na escola, quando traduzidas em ação conjunta dos sujeitos da pesquisa.