A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: CONSTRUINDO PRÁTICAS INCLUSIVAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15101 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2059 "inscrito_id" => 4724 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: CONSTRUINDO PRÁTICAS INCLUSIVAS" "resumo" => "As escolas públicas brasileiras atualmente enfrentam um importante desafio, no sentido de promover a inclusão de estudantes portadores de deficiência em suas aulas regulares. Entretanto, tem-se observado que, embora existam previsões legais indo ao encontro da inclusão como prática escolar, a realidade é que alunos portadores de deficiência têm sido freqüentemente colocados à margem do processo de ensino. O objetivo é analisar como está se dando esse processo referenciando-se na Educação Física Escolar, identificando as dificuldades e progressos a partir das condições estruturais, atitudes, recursos e práticas de ensino adotadas, a fim propor estratégias pedagógicas. Possuindo um caráter exploratório/descritivo com abordagem qualitativo, buscou-se a coleta objetiva de dados através de questionário direcionados aos gestores e professores das escolas públicas de ensino médio na cidade de Icó. Os temas relevantes ao processo inclusivo foram analisados, discutidos de modo a clarificar a temática, recaindo o foco nas barreiras existentes na escola e possíveis alternativas para sua superação. Tendo-se verificado que os obstáculos são muitos, historicamente construídos, considera-se ao final a proposição de estratégias pedagógicas que poderão oferecer subsídios e progressos no processo de inclusão. Dessa forma, pode transformar conceitos e atitudes na escola, quando traduzidas em ação conjunta dos sujeitos da pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA;, DEFICIÊNCIA;, INCLUSÃO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID4724_08092015184943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIS MARIA MACHADO RIBEIRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "LIS MARIA MACHAD" "autor_email" => "lismaria@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15101 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2059 "inscrito_id" => 4724 "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: CONSTRUINDO PRÁTICAS INCLUSIVAS" "resumo" => "As escolas públicas brasileiras atualmente enfrentam um importante desafio, no sentido de promover a inclusão de estudantes portadores de deficiência em suas aulas regulares. Entretanto, tem-se observado que, embora existam previsões legais indo ao encontro da inclusão como prática escolar, a realidade é que alunos portadores de deficiência têm sido freqüentemente colocados à margem do processo de ensino. O objetivo é analisar como está se dando esse processo referenciando-se na Educação Física Escolar, identificando as dificuldades e progressos a partir das condições estruturais, atitudes, recursos e práticas de ensino adotadas, a fim propor estratégias pedagógicas. Possuindo um caráter exploratório/descritivo com abordagem qualitativo, buscou-se a coleta objetiva de dados através de questionário direcionados aos gestores e professores das escolas públicas de ensino médio na cidade de Icó. Os temas relevantes ao processo inclusivo foram analisados, discutidos de modo a clarificar a temática, recaindo o foco nas barreiras existentes na escola e possíveis alternativas para sua superação. Tendo-se verificado que os obstáculos são muitos, historicamente construídos, considera-se ao final a proposição de estratégias pedagógicas que poderão oferecer subsídios e progressos no processo de inclusão. Dessa forma, pode transformar conceitos e atitudes na escola, quando traduzidas em ação conjunta dos sujeitos da pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA;, DEFICIÊNCIA;, INCLUSÃO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID4724_08092015184943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIS MARIA MACHADO RIBEIRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "LIS MARIA MACHAD" "autor_email" => "lismaria@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }