Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO NORDESTE BRASILEIRO

Palavra-chaves: ENSINO, GEOMORFOLOGIA, GEOGRAFIA FÍSICA, RELEVO, RELEVO Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Atualmente o mundo está em um nível de desenvolvimento onde as mudanças ocorrem de maneiras rápidas e fluidas, tudo está em constante transformação, trânsito e integralização, tornando os eventos e processos muito efêmeros. Essas mudanças têm trazido grandes modificações nas estruturas escolares, no que diz respeito aos métodos de ensino e processos de aprendizagem. Percebe-se que há uma necessidade de adaptação dos professores em sala de aula, para acompanhar esse mundo dinâmico. Não cabe mais a concepção de aulas como eram dadas há anos atrás, reprodutivistas e pouco dinâmicas, esse modelo arcaico já não satisfaz. O presente estudo aborda a grande importância e diversidade da Geomorfologia enquanto ramo da Ciência Geográfica, entendendo o quão significativo é esse ramo para o homem e a sociedade. Utilizou-se como metodologia uma extensa revisão bibliográfica de artigos e teses que versam sobre o ensino de Geomorfologia. Esses materiais estão publicados em periódicos e foram analisados cuidadosamente. Para análise da formação dos professores de Geografia foram levantados os componentes curriculares dos cursos de Licenciatura em Geografia de nove importantes Universidades Federais do Nordeste do Brasil. Os resultados mostram que existem grandes disparidades e muita carência no ensino de Geomorfologia nesses cursos. Observa-se que o número de disciplinas, de Geomorfologia e suas subdivisões, ofertadas nas instituições de ensino, estão muito aquém das necessidades para a formação efetiva dos futuros docentes de Geografia. Daí umas das grandes dificuldades na formação desses profissionais no que concerne a compreensão e dinamização do ensino do relevo e suas transformações e interrelações na paisagem. Por fim, pode-se dizer que o presente estudo se propôs a fazer uma análise da formação docente versus dificuldades encontradas em sala de aula, buscando suas possíveis origens e causas. Faz-se necessário ainda, afirmar que os resultados alcançados não representam um fim, mas um caminho a ser trilhado na compreensão dessa relação: oferta de disciplinas, formação e atuação docente.

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