O presente trabalho, é um recorte da pesquisa desenvolvida junto ao componente curricular “pedagogia e educação”, do curso de pedagogia da UFRN - campus Caicó, pela turma do 1º período. Nós propomos analisar a concepção de professores no que concerne à “pedagogia, educação e docência”, contribuindo para o debate sobre as concepções e práticas docentes. Nosso estudo configurou-se como uma pesquisa explicativa de abordagem qualitativa e para tanto, o processo metodológico baseou-se numa entrevista com roteiro estruturado, composto por quatro questões, aplicada a quatro professores. Então, após a efetivação das entrevistas, refletimos sobre as respostas dos docentes que apresentaram semelhanças e divergências. Constatamos que fatores como, o tempo que passou desde a conclusão de sua formação inicial, o fato de estar cursando uma graduação e a participação de eventos fomentadores da formação continuada influenciam na concepção desses professores. Portanto, concluímos ser relevante o domínio desses e de outros conceitos para o exercício do ensino, pois não é possível estabelecer uma prática mantendo-se distante de uma teoria significativa. Por fim, os estudos realizados ao longo desse trabalho e a análise qualitativa nos proporcionou entender que pedagogia é uma ciência, que tem como objeto de estudo os fenômenos educativos em todas as suas dimensões, isto é a educação. Compreendemos também que a educação é um processo que envolve as ações de ensino e de aprendizagem, que se dá de forma empírica ou sistematizada. Ademais, estamos convictos que a docência não significa transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção ou a sua produção.