ARAUJO, Adriane Matos De et al.. Laboratório de etnografia digital. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16220>. Acesso em: 21/11/2024 20:41
Este trabalho tem o objetivo de apresentar parte dos resultados do projeto “Laboratório de Etnografia Digital”. Esse espaço de aprendizagem e construção de conhecimento tem sido desenvolvido pelo Núcleo de Etnografia em Educação (NetEDU) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (ProPEd/UERJ) com o apoio do Departamento de Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inovuerj). Através da pesquisa colaborativa de natureza etnográfica, participam do estudo, alunos e alunas, professores e professoras, gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, assim como alunos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo deste laboratório é ampliar e criar inovações pedagógicas na perspectivas dos sujeitos escolares envolvidos visando melhorias no processo de escolarização e avanço científico, convergindo para os processos educacionais aplicados ao Ensino Básico e Superior. Inicialmente foram realizadas melhorias no Laboratório de Etnografia e Educação, onde foram disponibilizados novos equipamentos e mobiliário a partir de aquisição feita através dos financiamentos de pesquisas anteriores (FAPERJ/CNPQ). Os alunos de ensino médio da escola pública participam periodicamente dos encontros realizados pelo grupo de pesquisa, frequentando os seminários e o laboratório, compartilhando e produzindo conhecimentos em parceria. Dessa forma, em 2015 vimos desenvolvendo diversos projetos, a saber, o Café com Pesquisa que é uma ação realizada pelo NetEDU e tem como objetivo a socialização de saberes e práticas no âmbito da Faculdade de Educação da UERJ, atendendo a comunidade de forma geral; o seminário de pesquisa permanente que debate a relação da tecnologia nos usos das pesquisas em educação; o IV Colóquio Educação Cidadania e Exclusão (CEDUCE) que este ano debateu questões de didática e avaliação recebendo pesquisadores e professores do Brasil, da Itália, de Moçambique e do Paquistão; a exposição fotográfica Humanos de João Francisco Ferreira com curadoria de Carmen de Mattos realizada no âmbito do IV CEDUCE e, por fim, mais de 20 entrevistas com pesquisadores nacionais e internacionais sobre o papel da didática na contemporaneidade. Além do escopo de investigação o NetEDU tem como objetivo uma socialização de dados de pesquisa etnográfica com a escola de educação básica. Assim sendo, também atuamos na promoção e realização de oficinas e palestras com professores que vivenciam o dia a dia das escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro.