Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA

Palavra-chaves: NÚMEROS RACIONAIS, REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS, ENGENHARIA DIDÁTICA Relato de Experiência (RE) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1355
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA"
    "resumo" => "Neste artigo relata-se uma experiência acerca do processo de conceituação de números racionais, tendo como base parte dos resultados da dissertação da autora, intitulada “A construção do conceito de número racional no sexto ano do Ensino Fundamental”, defendida em 10 de abril de 2012. Utilizou-se como apoio teórico os registros de representações semióticas e a metodologia da Engenharia Didática. Buscou-se desenvolver uma oficina para o estudo da adição e subtração de números racionais na representação fracionária por meio de materiais desenvolvidos pela própria autora. Concluiu-se que os materiais didáticos auxiliaram na apropriação do conceito de número racional pois os alunos compreenderam os procedimentos de adição e subtração de frações, sem recorrer a uma simples memorização de procedimentos e sim atribuindo um significado às operações."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS RACIONAIS, REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS, ENGENHARIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_706.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA ALVES"
    "autor_email" => "vsa7785@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1355
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA"
    "resumo" => "Neste artigo relata-se uma experiência acerca do processo de conceituação de números racionais, tendo como base parte dos resultados da dissertação da autora, intitulada “A construção do conceito de número racional no sexto ano do Ensino Fundamental”, defendida em 10 de abril de 2012. Utilizou-se como apoio teórico os registros de representações semióticas e a metodologia da Engenharia Didática. Buscou-se desenvolver uma oficina para o estudo da adição e subtração de números racionais na representação fracionária por meio de materiais desenvolvidos pela própria autora. Concluiu-se que os materiais didáticos auxiliaram na apropriação do conceito de número racional pois os alunos compreenderam os procedimentos de adição e subtração de frações, sem recorrer a uma simples memorização de procedimentos e sim atribuindo um significado às operações."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS RACIONAIS, REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS, ENGENHARIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_706.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA ALVES"
    "autor_email" => "vsa7785@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Neste artigo relata-se uma experiência acerca do processo de conceituação de números racionais, tendo como base parte dos resultados da dissertação da autora, intitulada “A construção do conceito de número racional no sexto ano do Ensino Fundamental”, defendida em 10 de abril de 2012. Utilizou-se como apoio teórico os registros de representações semióticas e a metodologia da Engenharia Didática. Buscou-se desenvolver uma oficina para o estudo da adição e subtração de números racionais na representação fracionária por meio de materiais desenvolvidos pela própria autora. Concluiu-se que os materiais didáticos auxiliaram na apropriação do conceito de número racional pois os alunos compreenderam os procedimentos de adição e subtração de frações, sem recorrer a uma simples memorização de procedimentos e sim atribuindo um significado às operações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.