Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

BREVE ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES, ENSINO-APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA Comunicação Científica (CC) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1249
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 601
    "titulo" => "BREVE ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é refletir sobre as concepções que estão ligadas a natureza da matemática, com o propósito de desmistificar todos os mitos que rodeiam essa temática. Assim, no presente estudo analisaremos através de uma pesquisa qualitativa, aplicada em duas salas de aula do ensino fundamental num colégio situado na cidade de Campina Grande-PB, a visão que os alunos têm da Matemática. Ao passo que os dados foram coletados e analisados, vimos que a Matemática é tida pela maioria dos alunos como uma ciência exata, imutável e sem utilidade nos seus cotidianos, numa visão ligada a determinadas concepções. Por outro lado, pouco se viu nos depoimentos a visão falibilista, ou seja, o ensino da Matemática de uma forma construtiva."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, ENSINO-APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARIA DE QUEIROZ AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ZÉ MARIA"
    "autor_email" => "josemariaaires@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1249
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 601
    "titulo" => "BREVE ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é refletir sobre as concepções que estão ligadas a natureza da matemática, com o propósito de desmistificar todos os mitos que rodeiam essa temática. Assim, no presente estudo analisaremos através de uma pesquisa qualitativa, aplicada em duas salas de aula do ensino fundamental num colégio situado na cidade de Campina Grande-PB, a visão que os alunos têm da Matemática. Ao passo que os dados foram coletados e analisados, vimos que a Matemática é tida pela maioria dos alunos como uma ciência exata, imutável e sem utilidade nos seus cotidianos, numa visão ligada a determinadas concepções. Por outro lado, pouco se viu nos depoimentos a visão falibilista, ou seja, o ensino da Matemática de uma forma construtiva."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, ENSINO-APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARIA DE QUEIROZ AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ZÉ MARIA"
    "autor_email" => "josemariaaires@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as concepções que estão ligadas a natureza da matemática, com o propósito de desmistificar todos os mitos que rodeiam essa temática. Assim, no presente estudo analisaremos através de uma pesquisa qualitativa, aplicada em duas salas de aula do ensino fundamental num colégio situado na cidade de Campina Grande-PB, a visão que os alunos têm da Matemática. Ao passo que os dados foram coletados e analisados, vimos que a Matemática é tida pela maioria dos alunos como uma ciência exata, imutável e sem utilidade nos seus cotidianos, numa visão ligada a determinadas concepções. Por outro lado, pouco se viu nos depoimentos a visão falibilista, ou seja, o ensino da Matemática de uma forma construtiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.