Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

GRUPOS DO FACEBOOK COMO RECURSO DE INTERAÇÃO: PROLONGANDO AS DISCUSSÕES DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: FACEBOOK, GRUPO FECHADO, INTERAÇÃO Pôster (PO) 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2012-11-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1232
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 105
    "titulo" => "GRUPOS DO FACEBOOK COMO RECURSO DE INTERAÇÃO: PROLONGANDO AS DISCUSSÕES DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Vivemos uma explosão de redes socais, e sabemos que elas são o “habitat dos nossos alunos”, lugar onde todos se encontram para socializassem da maneira deles. Percebemos que a nossa sociedade está em processo de mudanças e “as tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade [...]” (BRASIL, 1998). O presente trabalho vem apresentar a utilização de grupos fechados do facebook com o objetivo de prolongar o espaço da sala de aula no contexto das novas tecnologias de educação. Queremos proporcionar uma interação entre aluno-aluno e professor-aluno. Assim como Santos (2008, apud SALLES & BAIRRAL, 2010), objetivamos “construir um ambiente virtual de aprendizagem para alunos do Ensino Médio, e elaborar atividades para o trabalho a distancia [...]”. Aqui neste trabalho acrescentamos alunos do Ensino Fundamental II. Trabalhamos com duas turmas de Ensino Médio (1º e 2º ano) e uma turma do Ensino Fundamental II (9º ano) do Colégio Certo/Rio Tinto-PB. Percebemos que as atividades que eram passadas para serem respondidas em casa, e os trabalhos de pesquisa sempre geravam dúvidas e os nossos alunos não tinham com tirar essas dúvidas em tempo real, pensando em minimizar esses questionamentos, o autor desse trabalho teve a ideia de criar um grupo no facebook, com o objetivo de alargar suas discussões e ampliar o espaço da sala de aula. Os grupos fechados do facebook é um espaço completamente fechado, ou seja, as discussões só podem serem vistas pelos integrantes do grupo. Nestes grupos podemos nos comunicar em tempo real, pois o professor – autor desse trabalho- vive conectado na maioria do seu tempo livre e os nossos alunos também vivem praticamente todo o seu tempo livre conectado as redes sociais. A dúvida de um aluno geralmente é também a do colega, no momento em que esse aluno posta sua dúvida no grupo, começa uma interação com seus colegas e o professor, por isso acreditamos que o espaço da sala de aula é alargado, prolongado. Em vários momentos, percebemos que as discussões em forma de fórum é um espaço indispensável, pois alunos que são tímidos em sala de aula, nos fóruns se sobressaem, acreditamos que isso acontece por estarem protegidos em suas zonas de conforto - suas casas. Percebemos que os Grupos do Facebook estão ajudando a despertar a autonomia matemática dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "FACEBOOK, GRUPO FECHADO, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JÂNIO MEDEIROS"
    "autor_email" => "janio.ufpb.mat@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1232
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 105
    "titulo" => "GRUPOS DO FACEBOOK COMO RECURSO DE INTERAÇÃO: PROLONGANDO AS DISCUSSÕES DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Vivemos uma explosão de redes socais, e sabemos que elas são o “habitat dos nossos alunos”, lugar onde todos se encontram para socializassem da maneira deles. Percebemos que a nossa sociedade está em processo de mudanças e “as tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade [...]” (BRASIL, 1998). O presente trabalho vem apresentar a utilização de grupos fechados do facebook com o objetivo de prolongar o espaço da sala de aula no contexto das novas tecnologias de educação. Queremos proporcionar uma interação entre aluno-aluno e professor-aluno. Assim como Santos (2008, apud SALLES & BAIRRAL, 2010), objetivamos “construir um ambiente virtual de aprendizagem para alunos do Ensino Médio, e elaborar atividades para o trabalho a distancia [...]”. Aqui neste trabalho acrescentamos alunos do Ensino Fundamental II. Trabalhamos com duas turmas de Ensino Médio (1º e 2º ano) e uma turma do Ensino Fundamental II (9º ano) do Colégio Certo/Rio Tinto-PB. Percebemos que as atividades que eram passadas para serem respondidas em casa, e os trabalhos de pesquisa sempre geravam dúvidas e os nossos alunos não tinham com tirar essas dúvidas em tempo real, pensando em minimizar esses questionamentos, o autor desse trabalho teve a ideia de criar um grupo no facebook, com o objetivo de alargar suas discussões e ampliar o espaço da sala de aula. Os grupos fechados do facebook é um espaço completamente fechado, ou seja, as discussões só podem serem vistas pelos integrantes do grupo. Nestes grupos podemos nos comunicar em tempo real, pois o professor – autor desse trabalho- vive conectado na maioria do seu tempo livre e os nossos alunos também vivem praticamente todo o seu tempo livre conectado as redes sociais. A dúvida de um aluno geralmente é também a do colega, no momento em que esse aluno posta sua dúvida no grupo, começa uma interação com seus colegas e o professor, por isso acreditamos que o espaço da sala de aula é alargado, prolongado. Em vários momentos, percebemos que as discussões em forma de fórum é um espaço indispensável, pois alunos que são tímidos em sala de aula, nos fóruns se sobressaem, acreditamos que isso acontece por estarem protegidos em suas zonas de conforto - suas casas. Percebemos que os Grupos do Facebook estão ajudando a despertar a autonomia matemática dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "FACEBOOK, GRUPO FECHADO, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JÂNIO MEDEIROS"
    "autor_email" => "janio.ufpb.mat@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Vivemos uma explosão de redes socais, e sabemos que elas são o “habitat dos nossos alunos”, lugar onde todos se encontram para socializassem da maneira deles. Percebemos que a nossa sociedade está em processo de mudanças e “as tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade [...]” (BRASIL, 1998). O presente trabalho vem apresentar a utilização de grupos fechados do facebook com o objetivo de prolongar o espaço da sala de aula no contexto das novas tecnologias de educação. Queremos proporcionar uma interação entre aluno-aluno e professor-aluno. Assim como Santos (2008, apud SALLES & BAIRRAL, 2010), objetivamos “construir um ambiente virtual de aprendizagem para alunos do Ensino Médio, e elaborar atividades para o trabalho a distancia [...]”. Aqui neste trabalho acrescentamos alunos do Ensino Fundamental II. Trabalhamos com duas turmas de Ensino Médio (1º e 2º ano) e uma turma do Ensino Fundamental II (9º ano) do Colégio Certo/Rio Tinto-PB. Percebemos que as atividades que eram passadas para serem respondidas em casa, e os trabalhos de pesquisa sempre geravam dúvidas e os nossos alunos não tinham com tirar essas dúvidas em tempo real, pensando em minimizar esses questionamentos, o autor desse trabalho teve a ideia de criar um grupo no facebook, com o objetivo de alargar suas discussões e ampliar o espaço da sala de aula. Os grupos fechados do facebook é um espaço completamente fechado, ou seja, as discussões só podem serem vistas pelos integrantes do grupo. Nestes grupos podemos nos comunicar em tempo real, pois o professor – autor desse trabalho- vive conectado na maioria do seu tempo livre e os nossos alunos também vivem praticamente todo o seu tempo livre conectado as redes sociais. A dúvida de um aluno geralmente é também a do colega, no momento em que esse aluno posta sua dúvida no grupo, começa uma interação com seus colegas e o professor, por isso acreditamos que o espaço da sala de aula é alargado, prolongado. Em vários momentos, percebemos que as discussões em forma de fórum é um espaço indispensável, pois alunos que são tímidos em sala de aula, nos fóruns se sobressaem, acreditamos que isso acontece por estarem protegidos em suas zonas de conforto - suas casas. Percebemos que os Grupos do Facebook estão ajudando a despertar a autonomia matemática dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.