GRUPOS DO FACEBOOK COMO RECURSO DE INTERAÇÃO: PROLONGANDO AS DISCUSSÕES DA SALA DE AULA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1232 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 105 "titulo" => "GRUPOS DO FACEBOOK COMO RECURSO DE INTERAÇÃO: PROLONGANDO AS DISCUSSÕES DA SALA DE AULA" "resumo" => "Vivemos uma explosão de redes socais, e sabemos que elas são o “habitat dos nossos alunos”, lugar onde todos se encontram para socializassem da maneira deles. Percebemos que a nossa sociedade está em processo de mudanças e “as tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade [...]” (BRASIL, 1998). O presente trabalho vem apresentar a utilização de grupos fechados do facebook com o objetivo de prolongar o espaço da sala de aula no contexto das novas tecnologias de educação. Queremos proporcionar uma interação entre aluno-aluno e professor-aluno. Assim como Santos (2008, apud SALLES & BAIRRAL, 2010), objetivamos “construir um ambiente virtual de aprendizagem para alunos do Ensino Médio, e elaborar atividades para o trabalho a distancia [...]”. Aqui neste trabalho acrescentamos alunos do Ensino Fundamental II. Trabalhamos com duas turmas de Ensino Médio (1º e 2º ano) e uma turma do Ensino Fundamental II (9º ano) do Colégio Certo/Rio Tinto-PB. Percebemos que as atividades que eram passadas para serem respondidas em casa, e os trabalhos de pesquisa sempre geravam dúvidas e os nossos alunos não tinham com tirar essas dúvidas em tempo real, pensando em minimizar esses questionamentos, o autor desse trabalho teve a ideia de criar um grupo no facebook, com o objetivo de alargar suas discussões e ampliar o espaço da sala de aula. Os grupos fechados do facebook é um espaço completamente fechado, ou seja, as discussões só podem serem vistas pelos integrantes do grupo. Nestes grupos podemos nos comunicar em tempo real, pois o professor – autor desse trabalho- vive conectado na maioria do seu tempo livre e os nossos alunos também vivem praticamente todo o seu tempo livre conectado as redes sociais. A dúvida de um aluno geralmente é também a do colega, no momento em que esse aluno posta sua dúvida no grupo, começa uma interação com seus colegas e o professor, por isso acreditamos que o espaço da sala de aula é alargado, prolongado. Em vários momentos, percebemos que as discussões em forma de fórum é um espaço indispensável, pois alunos que são tímidos em sala de aula, nos fóruns se sobressaem, acreditamos que isso acontece por estarem protegidos em suas zonas de conforto - suas casas. Percebemos que os Grupos do Facebook estão ajudando a despertar a autonomia matemática dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "FACEBOOK, GRUPO FECHADO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "JÂNIO MEDEIROS" "autor_email" => "janio.ufpb.mat@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1232 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 105 "titulo" => "GRUPOS DO FACEBOOK COMO RECURSO DE INTERAÇÃO: PROLONGANDO AS DISCUSSÕES DA SALA DE AULA" "resumo" => "Vivemos uma explosão de redes socais, e sabemos que elas são o “habitat dos nossos alunos”, lugar onde todos se encontram para socializassem da maneira deles. Percebemos que a nossa sociedade está em processo de mudanças e “as tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade [...]” (BRASIL, 1998). O presente trabalho vem apresentar a utilização de grupos fechados do facebook com o objetivo de prolongar o espaço da sala de aula no contexto das novas tecnologias de educação. Queremos proporcionar uma interação entre aluno-aluno e professor-aluno. Assim como Santos (2008, apud SALLES & BAIRRAL, 2010), objetivamos “construir um ambiente virtual de aprendizagem para alunos do Ensino Médio, e elaborar atividades para o trabalho a distancia [...]”. Aqui neste trabalho acrescentamos alunos do Ensino Fundamental II. Trabalhamos com duas turmas de Ensino Médio (1º e 2º ano) e uma turma do Ensino Fundamental II (9º ano) do Colégio Certo/Rio Tinto-PB. Percebemos que as atividades que eram passadas para serem respondidas em casa, e os trabalhos de pesquisa sempre geravam dúvidas e os nossos alunos não tinham com tirar essas dúvidas em tempo real, pensando em minimizar esses questionamentos, o autor desse trabalho teve a ideia de criar um grupo no facebook, com o objetivo de alargar suas discussões e ampliar o espaço da sala de aula. Os grupos fechados do facebook é um espaço completamente fechado, ou seja, as discussões só podem serem vistas pelos integrantes do grupo. Nestes grupos podemos nos comunicar em tempo real, pois o professor – autor desse trabalho- vive conectado na maioria do seu tempo livre e os nossos alunos também vivem praticamente todo o seu tempo livre conectado as redes sociais. A dúvida de um aluno geralmente é também a do colega, no momento em que esse aluno posta sua dúvida no grupo, começa uma interação com seus colegas e o professor, por isso acreditamos que o espaço da sala de aula é alargado, prolongado. Em vários momentos, percebemos que as discussões em forma de fórum é um espaço indispensável, pois alunos que são tímidos em sala de aula, nos fóruns se sobressaem, acreditamos que isso acontece por estarem protegidos em suas zonas de conforto - suas casas. Percebemos que os Grupos do Facebook estão ajudando a despertar a autonomia matemática dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "FACEBOOK, GRUPO FECHADO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "JÂNIO MEDEIROS" "autor_email" => "janio.ufpb.mat@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }