Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ATIVIDADES ESTRUTURADAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA POR MEIO DE UM E-BOOK

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ATIVIDADES ESTRUTURADAS, EQUAÇÕES POLINOMIAIS Pôster (PO) 02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)
"2012-11-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1267
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 566
    "titulo" => "ATIVIDADES ESTRUTURADAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA POR MEIO DE UM E-BOOK"
    "resumo" => "O presente trabalho de mestrado centra o seu eixo de interesse na questão: Como se dá a relação entre o ensino de equações polinomiais e o uso de atividades estruturadas mediadas pela História da Matemática como recurso pedagógico? O propósito dele visa publicar por meio de um e-book, uma sequência de atividades estruturadas constituídas do conteúdo de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática como recurso pedagógico. O nosso estudo utiliza como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e ocorreu em quatro escolas públicas do Ensino Médio da cidade de Natal-RN, com os professores que ensinam Matemática nessas escolas. Esses professores discutiram e avaliaram as atividades por meio de dois questionários que compõem os procedimentos metodológicos. Esses questionários trazem na sua essência questões avaliativas acerca do conteúdo, forma e coerência a respeito do e-book e das atividades estruturadas de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática. Também fizemos uso da observação participante como procedimento metodológico. Neste momento estamos na fase de tratamento e análise dos dados e já podemos identificar a adesão e recomendação dos professores participantes da pesquisa pelo uso do e-book para o ensino de equações polinomiais. O referencial teórico para subsidiar nossa investigação está fundamentado nas produções acadêmicas de Fossa (2001), Gutierre (2011), Mendes (2009), Miguel (1993), Minayo (2007) e Nobre (2004), entre outros.  Pretendemos com essa pesquisa, contribuir com a prática pedagógica do professor que ensina Matemática no Ensino Médio, em relação ao conteúdo já citado, numa perspectiva de um redimensionamento daquela prática pedagógica no contexto educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ATIVIDADES ESTRUTURADAS, EQUAÇÕES POLINOMIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_566.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LICEU LUÍS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LICEU"
    "autor_email" => "liceucarvalho@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1267
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 566
    "titulo" => "ATIVIDADES ESTRUTURADAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA POR MEIO DE UM E-BOOK"
    "resumo" => "O presente trabalho de mestrado centra o seu eixo de interesse na questão: Como se dá a relação entre o ensino de equações polinomiais e o uso de atividades estruturadas mediadas pela História da Matemática como recurso pedagógico? O propósito dele visa publicar por meio de um e-book, uma sequência de atividades estruturadas constituídas do conteúdo de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática como recurso pedagógico. O nosso estudo utiliza como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e ocorreu em quatro escolas públicas do Ensino Médio da cidade de Natal-RN, com os professores que ensinam Matemática nessas escolas. Esses professores discutiram e avaliaram as atividades por meio de dois questionários que compõem os procedimentos metodológicos. Esses questionários trazem na sua essência questões avaliativas acerca do conteúdo, forma e coerência a respeito do e-book e das atividades estruturadas de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática. Também fizemos uso da observação participante como procedimento metodológico. Neste momento estamos na fase de tratamento e análise dos dados e já podemos identificar a adesão e recomendação dos professores participantes da pesquisa pelo uso do e-book para o ensino de equações polinomiais. O referencial teórico para subsidiar nossa investigação está fundamentado nas produções acadêmicas de Fossa (2001), Gutierre (2011), Mendes (2009), Miguel (1993), Minayo (2007) e Nobre (2004), entre outros.  Pretendemos com essa pesquisa, contribuir com a prática pedagógica do professor que ensina Matemática no Ensino Médio, em relação ao conteúdo já citado, numa perspectiva de um redimensionamento daquela prática pedagógica no contexto educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ATIVIDADES ESTRUTURADAS, EQUAÇÕES POLINOMIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_566.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LICEU LUÍS DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LICEU"
    "autor_email" => "liceucarvalho@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

O presente trabalho de mestrado centra o seu eixo de interesse na questão: Como se dá a relação entre o ensino de equações polinomiais e o uso de atividades estruturadas mediadas pela História da Matemática como recurso pedagógico? O propósito dele visa publicar por meio de um e-book, uma sequência de atividades estruturadas constituídas do conteúdo de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática como recurso pedagógico. O nosso estudo utiliza como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e ocorreu em quatro escolas públicas do Ensino Médio da cidade de Natal-RN, com os professores que ensinam Matemática nessas escolas. Esses professores discutiram e avaliaram as atividades por meio de dois questionários que compõem os procedimentos metodológicos. Esses questionários trazem na sua essência questões avaliativas acerca do conteúdo, forma e coerência a respeito do e-book e das atividades estruturadas de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática. Também fizemos uso da observação participante como procedimento metodológico. Neste momento estamos na fase de tratamento e análise dos dados e já podemos identificar a adesão e recomendação dos professores participantes da pesquisa pelo uso do e-book para o ensino de equações polinomiais. O referencial teórico para subsidiar nossa investigação está fundamentado nas produções acadêmicas de Fossa (2001), Gutierre (2011), Mendes (2009), Miguel (1993), Minayo (2007) e Nobre (2004), entre outros. Pretendemos com essa pesquisa, contribuir com a prática pedagógica do professor que ensina Matemática no Ensino Médio, em relação ao conteúdo já citado, numa perspectiva de um redimensionamento daquela prática pedagógica no contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.