O presente trabalho de mestrado centra o seu eixo de interesse na questão: Como se dá a relação entre o ensino de equações polinomiais e o uso de atividades estruturadas mediadas pela História da Matemática como recurso pedagógico? O propósito dele visa publicar por meio de um e-book, uma sequência de atividades estruturadas constituídas do conteúdo de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática como recurso pedagógico. O nosso estudo utiliza como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e ocorreu em quatro escolas públicas do Ensino Médio da cidade de Natal-RN, com os professores que ensinam Matemática nessas escolas. Esses professores discutiram e avaliaram as atividades por meio de dois questionários que compõem os procedimentos metodológicos. Esses questionários trazem na sua essência questões avaliativas acerca do conteúdo, forma e coerência a respeito do e-book e das atividades estruturadas de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática. Também fizemos uso da observação participante como procedimento metodológico. Neste momento estamos na fase de tratamento e análise dos dados e já podemos identificar a adesão e recomendação dos professores participantes da pesquisa pelo uso do e-book para o ensino de equações polinomiais. O referencial teórico para subsidiar nossa investigação está fundamentado nas produções acadêmicas de Fossa (2001), Gutierre (2011), Mendes (2009), Miguel (1993), Minayo (2007) e Nobre (2004), entre outros. Pretendemos com essa pesquisa, contribuir com a prática pedagógica do professor que ensina Matemática no Ensino Médio, em relação ao conteúdo já citado, numa perspectiva de um redimensionamento daquela prática pedagógica no contexto educacional.