HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE UMA PROFESSORA: TRAJETÓRIA E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121415 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 1601 "titulo" => "HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE UMA PROFESSORA: TRAJETÓRIA E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA" "resumo" => "RESUMO: Promover a valorização do professor e da prática docente, bem como incentivar o exercício da pesquisa científica já no primeiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD do IFRO – Campus Zona Norte, este trabalho buscou apresentar a trajetória de vida de uma professora do ensino fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Herbert de Alencar, localizada no bairro Nova Porto Velho, no município de Porto Velho – Rondônia. Utilizou-se a História Oral como metodologia para obtenção e análise da narrativa à luz de questões norteadoras constantes na disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo I. A entrevista é do tipo semiestruturada e foi realizada na própria escola, em dia e horários definidos pela entrevistada. Para a gravação do diálogo foram utilizados dois smartphones. Seguiram-se as fases de textualização, transcrição e conferência. Após esta última etapa, a colaboradora assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, permitindo a utilização do texto produzido. O resultado da pesquisa revelou quem foi responsável por influenciar a escolha pela profissão, iniciando, assim, seu chamado e sua jornada; que é uma professora que tem experiência além da sala de aula, passando pela direção, orientação e supervisão; que o desenvolvimento das atividades em sala de aula às vezes esbarra na ausência de recursos materiais; e que, embora atue há 33 anos na educação básica, mesmo com todos os percalços, não se abala e afirma amar a docência. Para essas acadêmicas, o contato entre diferentes gerações que, mesmo com algumas divergências conceituais, possibilitou compreender que se almeja o mesmo objetivo: uma educação humana e de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID1601_TB217_29032025081656.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "deoliveiragislaine119@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121415 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 1601 "titulo" => "HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE UMA PROFESSORA: TRAJETÓRIA E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA" "resumo" => "RESUMO: Promover a valorização do professor e da prática docente, bem como incentivar o exercício da pesquisa científica já no primeiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD do IFRO – Campus Zona Norte, este trabalho buscou apresentar a trajetória de vida de uma professora do ensino fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Herbert de Alencar, localizada no bairro Nova Porto Velho, no município de Porto Velho – Rondônia. Utilizou-se a História Oral como metodologia para obtenção e análise da narrativa à luz de questões norteadoras constantes na disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo I. A entrevista é do tipo semiestruturada e foi realizada na própria escola, em dia e horários definidos pela entrevistada. Para a gravação do diálogo foram utilizados dois smartphones. Seguiram-se as fases de textualização, transcrição e conferência. Após esta última etapa, a colaboradora assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, permitindo a utilização do texto produzido. O resultado da pesquisa revelou quem foi responsável por influenciar a escolha pela profissão, iniciando, assim, seu chamado e sua jornada; que é uma professora que tem experiência além da sala de aula, passando pela direção, orientação e supervisão; que o desenvolvimento das atividades em sala de aula às vezes esbarra na ausência de recursos materiais; e que, embora atue há 33 anos na educação básica, mesmo com todos os percalços, não se abala e afirma amar a docência. Para essas acadêmicas, o contato entre diferentes gerações que, mesmo com algumas divergências conceituais, possibilitou compreender que se almeja o mesmo objetivo: uma educação humana e de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID1601_TB217_29032025081656.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "deoliveiragislaine119@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }