AS TÉCNICAS FREINET E SUAS POTENCIALIDADES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121372 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 1109 "titulo" => "AS TÉCNICAS FREINET E SUAS POTENCIALIDADES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Conforme mostram os dados sobre a alfabetização no Brasil, cerca de 44% das crianças não foram alfabetizadas ao final do ano de 2023, e uma das razões são as práticas pedagógicas pautadas em metodologias mecânicas em que não há uma preocupação com o interesse e com a atribuição de sentido pelas crianças. Freinet traz essa preocupação em que a escola esteja ligada diretamente à realidade das crianças, sendo assim surgiu o seguinte questionamento: como as técnicas Freinet podem contribuir para o processo de alfabetização? Sendo definido o seguinte objetivo: analisar as técnicas Freinet e suas contribuições para o processo de alfabetização. A pesquisa é pautada em uma abordagem qualitativa, além de uma pesquisa bibliográfica nas obras de Freinet e de seus estudiosos. Dessa forma, é possível perceber que as técnicas Freinet apresentam potencialidades para se trabalhar no processo de alfabetização, porque elas promovem experiências enriquecedoras na escola, consideram as vivências e os interesses das crianças e provocam nelas a necessidade de ler e de escrever. Além disso, as técnicas fazem com que as crianças queiram dominar os aspectos do sistema linguístico brasileiro, pois, quanto mais elas dominam a escrita, maiores e mais intensas são as possibilidades de estabelecerem relações e interlocuções com as outras pessoas, com a vida e com o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Linguagens e Letramento: Alfabetização, letramento e desenvolvimento de linguagens." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1109_TB161_09032025164403.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GRACIELE BISPO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.graciele@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121372 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 1109 "titulo" => "AS TÉCNICAS FREINET E SUAS POTENCIALIDADES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Conforme mostram os dados sobre a alfabetização no Brasil, cerca de 44% das crianças não foram alfabetizadas ao final do ano de 2023, e uma das razões são as práticas pedagógicas pautadas em metodologias mecânicas em que não há uma preocupação com o interesse e com a atribuição de sentido pelas crianças. Freinet traz essa preocupação em que a escola esteja ligada diretamente à realidade das crianças, sendo assim surgiu o seguinte questionamento: como as técnicas Freinet podem contribuir para o processo de alfabetização? Sendo definido o seguinte objetivo: analisar as técnicas Freinet e suas contribuições para o processo de alfabetização. A pesquisa é pautada em uma abordagem qualitativa, além de uma pesquisa bibliográfica nas obras de Freinet e de seus estudiosos. Dessa forma, é possível perceber que as técnicas Freinet apresentam potencialidades para se trabalhar no processo de alfabetização, porque elas promovem experiências enriquecedoras na escola, consideram as vivências e os interesses das crianças e provocam nelas a necessidade de ler e de escrever. Além disso, as técnicas fazem com que as crianças queiram dominar os aspectos do sistema linguístico brasileiro, pois, quanto mais elas dominam a escrita, maiores e mais intensas são as possibilidades de estabelecerem relações e interlocuções com as outras pessoas, com a vida e com o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Linguagens e Letramento: Alfabetização, letramento e desenvolvimento de linguagens." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1109_TB161_09032025164403.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GRACIELE BISPO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.graciele@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }