Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

DESAFIOS DO PREPARO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121414
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 1912
    "titulo" => "DESAFIOS DO PREPARO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O modelo inclusivo adotado nas escolas que constituem o sistema de ensino brasileiro prevê que esse ambiente estará aberto para todas as pessoas, independente de suas especificidades. O estudo partiu da seguinte questão central: a formação que docentes recebem ainda na graduação os prepara para demanda da educação inclusiva? Partindo dessa inquietação inicial, surgiu o objetivo da pesquisa, que propõe investigar o que vem sendo proposto na literatura acerca dos currículos de cursos de licenciatura para auxiliar o professor em sua atuação em escolas inclusivas. Para esse fim, utilizando uma abordagem qualitativa, optou-se por uma revisão de literatura. Para analisar o que foi proposto, a revisão de literatura foi efetivada com estudos selecionados por meio de duas bases de dados: Periódicos Capes e Redalyc. Os resultados apontam para uma lacuna presente nos cursos de licenciatura, o que acaba se configurando como uma das dificuldades mais marcantes para o êxito da educação inclusiva. Dessa forma, futuras pesquisas deveriam aprofundar a discussão das propostas curriculares de universidades voltadas para o preparo do docente para trabalhar nesse contexto, além de verificar com os professores que já atuam em escolas inclusivas se consideram que sua formação inicial os preparou para as demandas encontradas ao exercer sua função docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1912_TB216_10032025222428.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MESQUITA MENDONÇA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianamend1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121414
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 216
    "inscrito_id" => 1912
    "titulo" => "DESAFIOS DO PREPARO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O modelo inclusivo adotado nas escolas que constituem o sistema de ensino brasileiro prevê que esse ambiente estará aberto para todas as pessoas, independente de suas especificidades. O estudo partiu da seguinte questão central: a formação que docentes recebem ainda na graduação os prepara para demanda da educação inclusiva? Partindo dessa inquietação inicial, surgiu o objetivo da pesquisa, que propõe investigar o que vem sendo proposto na literatura acerca dos currículos de cursos de licenciatura para auxiliar o professor em sua atuação em escolas inclusivas. Para esse fim, utilizando uma abordagem qualitativa, optou-se por uma revisão de literatura. Para analisar o que foi proposto, a revisão de literatura foi efetivada com estudos selecionados por meio de duas bases de dados: Periódicos Capes e Redalyc. Os resultados apontam para uma lacuna presente nos cursos de licenciatura, o que acaba se configurando como uma das dificuldades mais marcantes para o êxito da educação inclusiva. Dessa forma, futuras pesquisas deveriam aprofundar a discussão das propostas curriculares de universidades voltadas para o preparo do docente para trabalhar nesse contexto, além de verificar com os professores que já atuam em escolas inclusivas se consideram que sua formação inicial os preparou para as demandas encontradas ao exercer sua função docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1912_TB216_10032025222428.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MESQUITA MENDONÇA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianamend1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O modelo inclusivo adotado nas escolas que constituem o sistema de ensino brasileiro prevê que esse ambiente estará aberto para todas as pessoas, independente de suas especificidades. O estudo partiu da seguinte questão central: a formação que docentes recebem ainda na graduação os prepara para demanda da educação inclusiva? Partindo dessa inquietação inicial, surgiu o objetivo da pesquisa, que propõe investigar o que vem sendo proposto na literatura acerca dos currículos de cursos de licenciatura para auxiliar o professor em sua atuação em escolas inclusivas. Para esse fim, utilizando uma abordagem qualitativa, optou-se por uma revisão de literatura. Para analisar o que foi proposto, a revisão de literatura foi efetivada com estudos selecionados por meio de duas bases de dados: Periódicos Capes e Redalyc. Os resultados apontam para uma lacuna presente nos cursos de licenciatura, o que acaba se configurando como uma das dificuldades mais marcantes para o êxito da educação inclusiva. Dessa forma, futuras pesquisas deveriam aprofundar a discussão das propostas curriculares de universidades voltadas para o preparo do docente para trabalhar nesse contexto, além de verificar com os professores que já atuam em escolas inclusivas se consideram que sua formação inicial os preparou para as demandas encontradas ao exercer sua função docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.