Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

APROXIMAÇÕES ENTRE DIDÁTICA INTERCULTURAL E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 10: Relações Étnico-Raciais: Educação, relações étnico-raciais, interculturalidade e povos originários.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121309
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 743
    "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE DIDÁTICA INTERCULTURAL E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA"
    "resumo" => "O artigo objetiva expor as interlocuções entre a proposta da Pedagogia da Alternância relacionando-a ao conceito da Didática Intercultural e Decolonial proposto por Vera Candau (2023), no contexto educacional das escolas públicas que atuam em espaços rurais onde ocorrem os processos formativos dos jovens do campo. Realizou-se pesquisa bibliográfica, para apropriar-se do acúmulo de experiências e conhecimentos do Movimento Nacional de Educação do Campo, elaborando assim o referencial teórico e epistemológico baseado nos estudos de Candau (2023) e autores que refletem a didática crítica na perspectiva intercultural e decolonial. Os textos apontam que a Pedagogia da Alternância se insere nos conceitos que valorizam os processos interculturais, respeitando as diversidades de realidades rurais que são vivenciadas pelos povos dos campos, das matas e das águas. Discutem a necessidade de ruptura do sentimento colonizatório que tende a naturalizar a ideia de inferioridade tradicionalmente atribuída aos povos do campo. Percebe-se uma estreita relação entre a Didática Intercultural e Decolonial e a Pedagogia da Alternância, pois o uso dos instrumentos pedagógicos nas aulas e práticas como lugar de debate crítico-reflexivo rompem com a educação tradicional e conteudista, despertam a conscientização e resistência dos camponeses numa trajetória de luta contra as determinações do avanço do capital agrário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 10: Relações Étnico-Raciais: Educação, relações étnico-raciais, interculturalidade e povos originários."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID743_TB76_26022025153800.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIANE MIRANDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIANE"
    "autor_email" => "luzianems@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121309
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 743
    "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE DIDÁTICA INTERCULTURAL E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA"
    "resumo" => "O artigo objetiva expor as interlocuções entre a proposta da Pedagogia da Alternância relacionando-a ao conceito da Didática Intercultural e Decolonial proposto por Vera Candau (2023), no contexto educacional das escolas públicas que atuam em espaços rurais onde ocorrem os processos formativos dos jovens do campo. Realizou-se pesquisa bibliográfica, para apropriar-se do acúmulo de experiências e conhecimentos do Movimento Nacional de Educação do Campo, elaborando assim o referencial teórico e epistemológico baseado nos estudos de Candau (2023) e autores que refletem a didática crítica na perspectiva intercultural e decolonial. Os textos apontam que a Pedagogia da Alternância se insere nos conceitos que valorizam os processos interculturais, respeitando as diversidades de realidades rurais que são vivenciadas pelos povos dos campos, das matas e das águas. Discutem a necessidade de ruptura do sentimento colonizatório que tende a naturalizar a ideia de inferioridade tradicionalmente atribuída aos povos do campo. Percebe-se uma estreita relação entre a Didática Intercultural e Decolonial e a Pedagogia da Alternância, pois o uso dos instrumentos pedagógicos nas aulas e práticas como lugar de debate crítico-reflexivo rompem com a educação tradicional e conteudista, despertam a conscientização e resistência dos camponeses numa trajetória de luta contra as determinações do avanço do capital agrário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 10: Relações Étnico-Raciais: Educação, relações étnico-raciais, interculturalidade e povos originários."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID743_TB76_26022025153800.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIANE MIRANDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIANE"
    "autor_email" => "luzianems@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O artigo objetiva expor as interlocuções entre a proposta da Pedagogia da Alternância relacionando-a ao conceito da Didática Intercultural e Decolonial proposto por Vera Candau (2023), no contexto educacional das escolas públicas que atuam em espaços rurais onde ocorrem os processos formativos dos jovens do campo. Realizou-se pesquisa bibliográfica, para apropriar-se do acúmulo de experiências e conhecimentos do Movimento Nacional de Educação do Campo, elaborando assim o referencial teórico e epistemológico baseado nos estudos de Candau (2023) e autores que refletem a didática crítica na perspectiva intercultural e decolonial. Os textos apontam que a Pedagogia da Alternância se insere nos conceitos que valorizam os processos interculturais, respeitando as diversidades de realidades rurais que são vivenciadas pelos povos dos campos, das matas e das águas. Discutem a necessidade de ruptura do sentimento colonizatório que tende a naturalizar a ideia de inferioridade tradicionalmente atribuída aos povos do campo. Percebe-se uma estreita relação entre a Didática Intercultural e Decolonial e a Pedagogia da Alternância, pois o uso dos instrumentos pedagógicos nas aulas e práticas como lugar de debate crítico-reflexivo rompem com a educação tradicional e conteudista, despertam a conscientização e resistência dos camponeses numa trajetória de luta contra as determinações do avanço do capital agrário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.