APROXIMAÇÕES ENTRE DIDÁTICA INTERCULTURAL E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121309 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 743 "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE DIDÁTICA INTERCULTURAL E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA" "resumo" => "O artigo objetiva expor as interlocuções entre a proposta da Pedagogia da Alternância relacionando-a ao conceito da Didática Intercultural e Decolonial proposto por Vera Candau (2023), no contexto educacional das escolas públicas que atuam em espaços rurais onde ocorrem os processos formativos dos jovens do campo. Realizou-se pesquisa bibliográfica, para apropriar-se do acúmulo de experiências e conhecimentos do Movimento Nacional de Educação do Campo, elaborando assim o referencial teórico e epistemológico baseado nos estudos de Candau (2023) e autores que refletem a didática crítica na perspectiva intercultural e decolonial. Os textos apontam que a Pedagogia da Alternância se insere nos conceitos que valorizam os processos interculturais, respeitando as diversidades de realidades rurais que são vivenciadas pelos povos dos campos, das matas e das águas. Discutem a necessidade de ruptura do sentimento colonizatório que tende a naturalizar a ideia de inferioridade tradicionalmente atribuída aos povos do campo. Percebe-se uma estreita relação entre a Didática Intercultural e Decolonial e a Pedagogia da Alternância, pois o uso dos instrumentos pedagógicos nas aulas e práticas como lugar de debate crítico-reflexivo rompem com a educação tradicional e conteudista, despertam a conscientização e resistência dos camponeses numa trajetória de luta contra as determinações do avanço do capital agrário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 10: Relações Étnico-Raciais: Educação, relações étnico-raciais, interculturalidade e povos originários." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID743_TB76_26022025153800.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIANE MIRANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUZIANE" "autor_email" => "luzianems@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121309 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 743 "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE DIDÁTICA INTERCULTURAL E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA" "resumo" => "O artigo objetiva expor as interlocuções entre a proposta da Pedagogia da Alternância relacionando-a ao conceito da Didática Intercultural e Decolonial proposto por Vera Candau (2023), no contexto educacional das escolas públicas que atuam em espaços rurais onde ocorrem os processos formativos dos jovens do campo. Realizou-se pesquisa bibliográfica, para apropriar-se do acúmulo de experiências e conhecimentos do Movimento Nacional de Educação do Campo, elaborando assim o referencial teórico e epistemológico baseado nos estudos de Candau (2023) e autores que refletem a didática crítica na perspectiva intercultural e decolonial. Os textos apontam que a Pedagogia da Alternância se insere nos conceitos que valorizam os processos interculturais, respeitando as diversidades de realidades rurais que são vivenciadas pelos povos dos campos, das matas e das águas. Discutem a necessidade de ruptura do sentimento colonizatório que tende a naturalizar a ideia de inferioridade tradicionalmente atribuída aos povos do campo. Percebe-se uma estreita relação entre a Didática Intercultural e Decolonial e a Pedagogia da Alternância, pois o uso dos instrumentos pedagógicos nas aulas e práticas como lugar de debate crítico-reflexivo rompem com a educação tradicional e conteudista, despertam a conscientização e resistência dos camponeses numa trajetória de luta contra as determinações do avanço do capital agrário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 10: Relações Étnico-Raciais: Educação, relações étnico-raciais, interculturalidade e povos originários." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID743_TB76_26022025153800.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIANE MIRANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUZIANE" "autor_email" => "luzianems@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }