Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

A EXPERIÊNCIA DA MENTORIA E SEUS IMPACTOS PARA PROFISSIONAIS EM INÍCIO DE CARREIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121404
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 1932
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MENTORIA E SEUS IMPACTOS PARA PROFISSIONAIS EM INÍCIO DE CARREIRA"
    "resumo" => "Este resumo apresenta um relato de experiência da autora como mentora no programa Alumna, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de jovens mulheres, em fase final da graduação ou início de carreira. A mentoria tem se tornado uma estratégia de aprendizagem para fins acadêmicos ou profissionais, é delineada a partir de objetivos específicos e necessidades apresentada pela pessoa mentorada. O documento descreve a mentoria conforme a metodologia definida pelas diretrizes do programa Alumna, desenvolvida durante 6 meses, em 5 sessões, online e individualizada. O relato abrange 3(três) ciclos de mentoria, ocorridos entre os anos de 2022 a 2024, com alunas dos cursos de pedagogia, farmácia e história. Os dados apontam para o alto impacto desta metodologia nos resultados exitosos que favoreceram a conclusão do curso, a empregabilidades, autoconhecimento, confiança e desenvolvimento pessoal das alunas participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1932_TB203_10032025203645.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE GOMES NOÉ DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "michelenoe@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121404
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 1932
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MENTORIA E SEUS IMPACTOS PARA PROFISSIONAIS EM INÍCIO DE CARREIRA"
    "resumo" => "Este resumo apresenta um relato de experiência da autora como mentora no programa Alumna, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de jovens mulheres, em fase final da graduação ou início de carreira. A mentoria tem se tornado uma estratégia de aprendizagem para fins acadêmicos ou profissionais, é delineada a partir de objetivos específicos e necessidades apresentada pela pessoa mentorada. O documento descreve a mentoria conforme a metodologia definida pelas diretrizes do programa Alumna, desenvolvida durante 6 meses, em 5 sessões, online e individualizada. O relato abrange 3(três) ciclos de mentoria, ocorridos entre os anos de 2022 a 2024, com alunas dos cursos de pedagogia, farmácia e história. Os dados apontam para o alto impacto desta metodologia nos resultados exitosos que favoreceram a conclusão do curso, a empregabilidades, autoconhecimento, confiança e desenvolvimento pessoal das alunas participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1932_TB203_10032025203645.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE GOMES NOÉ DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "michelenoe@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Este resumo apresenta um relato de experiência da autora como mentora no programa Alumna, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de jovens mulheres, em fase final da graduação ou início de carreira. A mentoria tem se tornado uma estratégia de aprendizagem para fins acadêmicos ou profissionais, é delineada a partir de objetivos específicos e necessidades apresentada pela pessoa mentorada. O documento descreve a mentoria conforme a metodologia definida pelas diretrizes do programa Alumna, desenvolvida durante 6 meses, em 5 sessões, online e individualizada. O relato abrange 3(três) ciclos de mentoria, ocorridos entre os anos de 2022 a 2024, com alunas dos cursos de pedagogia, farmácia e história. Os dados apontam para o alto impacto desta metodologia nos resultados exitosos que favoreceram a conclusão do curso, a empregabilidades, autoconhecimento, confiança e desenvolvimento pessoal das alunas participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.