Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

PEDAGOGIA DIALÉTICA: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A Pedagogia dialética como concepção de educação norteia os processos emancipatórios dos indivíduos por meio da leitura, interpretação e reflexão da realidade história e concreta não como se apresenta de imediato (Kosik, 2010), mas por meio da análise dos fatos produzidos com intencionalidade desvelada pelo método; por tal razão, temos como objetivo compreender a Pedagogia dialética enquanto construtora de uma realidade concreta de educação para os indivíduos na sociedade. O estudo é qualitativo cujo método é a dialética, no qual desvela as contradições pelas categorias: “trabalho” e “formação”. De cunho bibliográfico, realizamos uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2020-2024, em busca de trabalhos correlacionados à Pedagogia dialética. Como resultado, encontramos apenas 01 trabalho, direcionado para processos emancipatórios de educação e aprendizagem, o que revelou, por meio da análise proposta por ele, a constatação da ausência de concepção de educação emancipatória nos processos de pesquisa e no cotidiano dos espaços educativos tanto nos aspecto do trabalho pedagógico, quanto na formação dos indivíduos na escola. Todavia, essa construção pela dialética nos leva a concluir que a temática é potencializadora para uma educação dialógica e ética. Partimos da premissa de que, ao adotar a Pedagogia dialética, a educação passa a ser vista como um instrumento de transformação social. Ela não apenas transmite conhecimentos, mas também forma sujeitos capazes de intervir na realidade de forma crítica e consciente. Dessa maneira, contribui para a construção de uma realidade concreta de educação, haja vista que atende às necessidades dos indivíduos, preparando-os para o enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo.

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