PEDAGOGIA DIALÉTICA: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
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O estudo é qualitativo cujo método é a dialética, no qual desvela as contradições pelas categorias: “trabalho” e “formação”. De cunho bibliográfico, realizamos uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2020-2024, em busca de trabalhos correlacionados à Pedagogia dialética. Como resultado, encontramos apenas 01 trabalho, direcionado para processos emancipatórios de educação e aprendizagem, o que revelou, por meio da análise proposta por ele, a constatação da ausência de concepção de educação emancipatória nos processos de pesquisa e no cotidiano dos espaços educativos tanto nos aspecto do trabalho pedagógico, quanto na formação dos indivíduos na escola. Todavia, essa construção pela dialética nos leva a concluir que a temática é potencializadora para uma educação dialógica e ética. Partimos da premissa de que, ao adotar a Pedagogia dialética, a educação passa a ser vista como um instrumento de transformação social. 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