Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: PRODUÇÃO ACADÊMICA COMO RESISTÊNCIA E FORTALECIMENTO CULTURAL

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o conteúdo dos registros dos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia como forma de resistência ligada a uma pedagogia crítica do conhecimento. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, por meio dos registros do conhecimento dos povos indígenas, tendo como fonte primária os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos anos de 2022 e 2023, disponibilizados na página eletrônica do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER). Foram encontrados 21 trabalhos, sendo os egressos do curso de 11 etnias a saber: Suruí (oito), Zoró (dois), Wari’ subgrupo Oro Waran (dois), Puruborá (dois), Gavião (um), Oro Não (um), Aikanã (um), Kanoê (um), Tupari (um), Arara (um), Negarotê (um). As principais temáticas pesquisadas estão relacionadas à alfabetização intercultural, conhecimento ancestral, importância da escola, arte/artesanato/música/centro cultural indígena, registro dos sinais de comunicação em Paiter Suruí, saberes matemáticos, material didático, atuação política das mulheres, interculturalidade.

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