Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

O CURSO DE PSICOLOGIA DA UFAM: UM IDEAL, UMA PROPOSTA, UMA HISTÓRIA (1994 - 2009)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121316
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 994
    "titulo" => "O CURSO DE PSICOLOGIA DA UFAM: UM IDEAL, UMA PROPOSTA, UMA HISTÓRIA (1994 - 2009)"
    "resumo" => "O presente projeto tem como tema conhecer a história de formação curso de psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os anos de 1994 e 2009. Como recorte cronológico, ressaltamos o ano de 1994, quando o curso começou a ser formulado pelos docentes que integravam o Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF) da Faculdade de Educação (FACED) até a criação da FAPSI, em 2009. Como objetivo geral, nos concentramos a estudar a criação do Curso de Formação do Psicólogo da UFAM. Em nossos objetivos específicos estamos trabalhando em : a) Identificar os profissionais que decidiram por continuar atuando no DTF e os que decidiram por integrar o corpo docente do curso de psicologia; b) Mapear a formação de origem dos psicólogos que fundaram o curso; c) Conhecer as motivações/ os ideais que levaram os profissionais que atuavam na disciplina de psicologia da educação do DTF; d) Analisar a verificação legal que deu origem ao curso de psicologia; e) Mapear o efeito na sociedade manauara acerca do anúncio e início de funcionamento referido curso. A análise documental, como metodologia de pesquisa usada nesse estudo, é de suma importância, pois consultaremos os acervos da FACED e da FAPSI. No uso de autores como Alessandra Furtado (2011), Nailda Bonato (2011) e Paulino Orso (2012), o documento exige um cuidado específico com a sua interpretação, mais ainda, quando nos propomos a estudar um tema inédito em pesquisas científicas. De maneira intrínseca, explicitando o cuidado com essa pesquisa, nos dedicamos a interpretação e uso do conceito de Instituições Educacionais, proposto por autores como Antonio Nóvoa (1995) e François Dubet (2007), base para entendermos a importância da FAPSI para a sociedade amazonense."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID994_TB85_21032025155706.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRID ROCHA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "INGRID"
    "autor_email" => "ingridrochair51@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121316
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 994
    "titulo" => "O CURSO DE PSICOLOGIA DA UFAM: UM IDEAL, UMA PROPOSTA, UMA HISTÓRIA (1994 - 2009)"
    "resumo" => "O presente projeto tem como tema conhecer a história de formação curso de psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os anos de 1994 e 2009. Como recorte cronológico, ressaltamos o ano de 1994, quando o curso começou a ser formulado pelos docentes que integravam o Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF) da Faculdade de Educação (FACED) até a criação da FAPSI, em 2009. Como objetivo geral, nos concentramos a estudar a criação do Curso de Formação do Psicólogo da UFAM. Em nossos objetivos específicos estamos trabalhando em : a) Identificar os profissionais que decidiram por continuar atuando no DTF e os que decidiram por integrar o corpo docente do curso de psicologia; b) Mapear a formação de origem dos psicólogos que fundaram o curso; c) Conhecer as motivações/ os ideais que levaram os profissionais que atuavam na disciplina de psicologia da educação do DTF; d) Analisar a verificação legal que deu origem ao curso de psicologia; e) Mapear o efeito na sociedade manauara acerca do anúncio e início de funcionamento referido curso. A análise documental, como metodologia de pesquisa usada nesse estudo, é de suma importância, pois consultaremos os acervos da FACED e da FAPSI. No uso de autores como Alessandra Furtado (2011), Nailda Bonato (2011) e Paulino Orso (2012), o documento exige um cuidado específico com a sua interpretação, mais ainda, quando nos propomos a estudar um tema inédito em pesquisas científicas. De maneira intrínseca, explicitando o cuidado com essa pesquisa, nos dedicamos a interpretação e uso do conceito de Instituições Educacionais, proposto por autores como Antonio Nóvoa (1995) e François Dubet (2007), base para entendermos a importância da FAPSI para a sociedade amazonense."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID994_TB85_21032025155706.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRID ROCHA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "INGRID"
    "autor_email" => "ingridrochair51@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O presente projeto tem como tema conhecer a história de formação curso de psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os anos de 1994 e 2009. Como recorte cronológico, ressaltamos o ano de 1994, quando o curso começou a ser formulado pelos docentes que integravam o Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF) da Faculdade de Educação (FACED) até a criação da FAPSI, em 2009. Como objetivo geral, nos concentramos a estudar a criação do Curso de Formação do Psicólogo da UFAM. Em nossos objetivos específicos estamos trabalhando em : a) Identificar os profissionais que decidiram por continuar atuando no DTF e os que decidiram por integrar o corpo docente do curso de psicologia; b) Mapear a formação de origem dos psicólogos que fundaram o curso; c) Conhecer as motivações/ os ideais que levaram os profissionais que atuavam na disciplina de psicologia da educação do DTF; d) Analisar a verificação legal que deu origem ao curso de psicologia; e) Mapear o efeito na sociedade manauara acerca do anúncio e início de funcionamento referido curso. A análise documental, como metodologia de pesquisa usada nesse estudo, é de suma importância, pois consultaremos os acervos da FACED e da FAPSI. No uso de autores como Alessandra Furtado (2011), Nailda Bonato (2011) e Paulino Orso (2012), o documento exige um cuidado específico com a sua interpretação, mais ainda, quando nos propomos a estudar um tema inédito em pesquisas científicas. De maneira intrínseca, explicitando o cuidado com essa pesquisa, nos dedicamos a interpretação e uso do conceito de Instituições Educacionais, proposto por autores como Antonio Nóvoa (1995) e François Dubet (2007), base para entendermos a importância da FAPSI para a sociedade amazonense.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.