O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A BUSCA DE QUALIFICAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO MÉDIO
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121391 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 1579 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A BUSCA DE QUALIFICAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este texto apresenta a reflexão de dois graduados em Letras, envolvidos no ensino de produção de texto voltado ao texto dissertativo-argumentativo para o Enem, em processo contínuo de qualificação profissional, requerido pela crescente demanda de atendimento a alunos que se enquadram na perspectiva da Inclusão. Neste trabalho, o recorte se volta ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O percurso apresentado contemplou pesquisa bibliográfica, análise contextual e reflexões dos envolvidos. O levantamento teórico corrobora a realidade presenciada em escolas: existência de um processo de tornar-se inclusivo; docentes de Língua Portuguesa não capacitados para trabalhar com pessoas com deficiência, notadamente, com autistas; desconhecimento de ferramentas pedagógicas para o efetivo trabalho com linguagem oral e escrita, principalmente quando há estrutura a seguir, como no caso de texto do Enem; falta de formação especializada em Língua Portuguesa para atender especificidades de autistas adolescentes; identidade docente em constante reconfiguração, de forma a atender demandas atuais. Os resultados indicam a necessidade de investimento em formações específicas, por áreas do conhecimento, de forma a haver desenvolvimento profissional de forma coerente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID1579_TB187_30032025141233.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODNEY MENDES DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "RODNEY" "autor_email" => "rmarruda74@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121391 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 1579 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A BUSCA DE QUALIFICAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este texto apresenta a reflexão de dois graduados em Letras, envolvidos no ensino de produção de texto voltado ao texto dissertativo-argumentativo para o Enem, em processo contínuo de qualificação profissional, requerido pela crescente demanda de atendimento a alunos que se enquadram na perspectiva da Inclusão. Neste trabalho, o recorte se volta ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O percurso apresentado contemplou pesquisa bibliográfica, análise contextual e reflexões dos envolvidos. O levantamento teórico corrobora a realidade presenciada em escolas: existência de um processo de tornar-se inclusivo; docentes de Língua Portuguesa não capacitados para trabalhar com pessoas com deficiência, notadamente, com autistas; desconhecimento de ferramentas pedagógicas para o efetivo trabalho com linguagem oral e escrita, principalmente quando há estrutura a seguir, como no caso de texto do Enem; falta de formação especializada em Língua Portuguesa para atender especificidades de autistas adolescentes; identidade docente em constante reconfiguração, de forma a atender demandas atuais. Os resultados indicam a necessidade de investimento em formações específicas, por áreas do conhecimento, de forma a haver desenvolvimento profissional de forma coerente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_ID1579_TB187_30032025141233.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODNEY MENDES DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "RODNEY" "autor_email" => "rmarruda74@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }