Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

EDUCAÇÃO E CRISE DEMOCRÁTICA: O PAPEL DA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 05: Currículo e Avaliação: Desenvolvimento curricular, produção de materiais e avaliação das aprendizagens.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121308
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 743
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CRISE DEMOCRÁTICA: O PAPEL DA ESCOLA"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo discutir sobre a atual crise democrática que ocorre no mundo e sobre qual é papel da educação, representada pela instituição escolar no combate a essa crise. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica, em que se trouxe para a discussão as ideias de vários autores, com destaque para Ildeu Moreira Coêlho (2012) por meio de sua obra: Escritos sobre o sentido da Escola. Considerando a democracia liberal como modelo político vigente em nossa sociedade, apresentamos a visão de crise democrática trazida por Yascha Mounk (2019) na obra: O povo contra a democracia- por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. E na medida em que foi necessário elucidamos conceitos presentes no estudo, evidenciando as ideias de outros autores. Os resultados, apontam que a crise democrática poderá ser combatida por meio de uma sociedade mais justa e esperançada, e reafirmaram o sentido da escola como formadora de humanidades, cujo sujeito é ensinado a participação social, a solidariedade, o respeito a diversidade, a empatia ao próximo, e o senso coletivo. Sugerindo, portanto, que escola em seu fim, deve focar, para além da transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade, na formação como desenvolvimento das capacidades humanas para retribuição social, ensinando aquilo que nos torna humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Currículo e Avaliação: Desenvolvimento curricular, produção de materiais e avaliação das aprendizagens."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID743_TB74_26022025150535.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIANE MIRANDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIANE"
    "autor_email" => "luzianems@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121308
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 743
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CRISE DEMOCRÁTICA: O PAPEL DA ESCOLA"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo discutir sobre a atual crise democrática que ocorre no mundo e sobre qual é papel da educação, representada pela instituição escolar no combate a essa crise. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica, em que se trouxe para a discussão as ideias de vários autores, com destaque para Ildeu Moreira Coêlho (2012) por meio de sua obra: Escritos sobre o sentido da Escola. Considerando a democracia liberal como modelo político vigente em nossa sociedade, apresentamos a visão de crise democrática trazida por Yascha Mounk (2019) na obra: O povo contra a democracia- por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. E na medida em que foi necessário elucidamos conceitos presentes no estudo, evidenciando as ideias de outros autores. Os resultados, apontam que a crise democrática poderá ser combatida por meio de uma sociedade mais justa e esperançada, e reafirmaram o sentido da escola como formadora de humanidades, cujo sujeito é ensinado a participação social, a solidariedade, o respeito a diversidade, a empatia ao próximo, e o senso coletivo. Sugerindo, portanto, que escola em seu fim, deve focar, para além da transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade, na formação como desenvolvimento das capacidades humanas para retribuição social, ensinando aquilo que nos torna humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Currículo e Avaliação: Desenvolvimento curricular, produção de materiais e avaliação das aprendizagens."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID743_TB74_26022025150535.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIANE MIRANDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIANE"
    "autor_email" => "luzianems@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo discutir sobre a atual crise democrática que ocorre no mundo e sobre qual é papel da educação, representada pela instituição escolar no combate a essa crise. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica, em que se trouxe para a discussão as ideias de vários autores, com destaque para Ildeu Moreira Coêlho (2012) por meio de sua obra: Escritos sobre o sentido da Escola. Considerando a democracia liberal como modelo político vigente em nossa sociedade, apresentamos a visão de crise democrática trazida por Yascha Mounk (2019) na obra: O povo contra a democracia- por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. E na medida em que foi necessário elucidamos conceitos presentes no estudo, evidenciando as ideias de outros autores. Os resultados, apontam que a crise democrática poderá ser combatida por meio de uma sociedade mais justa e esperançada, e reafirmaram o sentido da escola como formadora de humanidades, cujo sujeito é ensinado a participação social, a solidariedade, o respeito a diversidade, a empatia ao próximo, e o senso coletivo. Sugerindo, portanto, que escola em seu fim, deve focar, para além da transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade, na formação como desenvolvimento das capacidades humanas para retribuição social, ensinando aquilo que nos torna humanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.