CRISE CLIMÁTICA E JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL: EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DECOLONIAIS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
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O objetivo deste projeto foi abordar a crise climática e os desafios ambientais locais de maneira crítica e reflexiva, ao mesmo tempo em que se resgatavam saberes e tradições culturais da comunidade. A metodologia incluiu rodas de conversa sobre a crise climática e a Caatinga, com exibição de vídeos e músicas, além do plantio de mudas nativas, realizadas na Escola Domingos Jacinto Ferreira, em Ibitiranga Carnaíba. A criação de um videocast em execução permitirá aos alunos problematizar as questões ambientais, econômicas, sociais e culturais da região. Durante as atividades, observamos grande engajamento dos alunos, que demonstraram interesse e inquietação com o cenário da crise climática, além de uma participação ativa nas discussões e no plantio das mudas. O uso de vídeos e músicas locais foi eficaz para conectar os alunos à realidade do sertão e à cultura local, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. 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