INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPLEMENTAÇÃO DO ODS 4 DA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121361 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 148 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPLEMENTAÇÃO DO ODS 4 DA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA" "resumo" => "A implementação das metas de educação de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas, exige abordagens inovadoras, como a aplicação da inteligência artificial (IA) generativa, um campo ainda pouco explorado. Embora a IA generativa tenha um grande potencial para enfrentar desafios socioeconômicos, culturais e ambientais no contexto educacional, é essencial realizar uma análise aprofundada de suas contribuições, aplicações e implicações pedagógicas. Essa análise visa preencher a lacuna de pesquisa sobre como a IA pode ser utilizada de forma eficaz para transformar a educação, promovendo qualidade, igualdade e inclusão. Este estudo buscou explorar as contribuições da literatura sobre o papel da IA generativa na promoção da educação de qualidade (ODS 4), com foco na sustentabilidade e no progresso sociocultural inclusivo e equitativo. Para isso, foram realizadas buscas na base de dados Scopus, utilizando o software VOSviewer para análise. Um total de 41 documentos foi coletado e analisado, a partir dos quais foram identificadas as tendências anuais de desenvolvimento, os países/regiões mais produtivos, as instituições influentes e os autores de maior destaque. Os resultados evidenciam que a IA desempenha um papel fundamental na implementação do ODS 4, na promoção de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva. A IA tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para personalizar o aprendizado, otimizar processos educacionais e ampliar o acesso à educação. No entanto, para que sua implementação seja bem-sucedida, é necessário lidar com os desafios éticos, legais, socioculturais e econômicos, assegurando que seus benefícios sejam distribuídos de forma sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID1478_TB148_19032025084123.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENILDO PEDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VALDENILDO" "autor_email" => "pedroedugeo@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121361 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 148 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPLEMENTAÇÃO DO ODS 4 DA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA" "resumo" => "A implementação das metas de educação de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas, exige abordagens inovadoras, como a aplicação da inteligência artificial (IA) generativa, um campo ainda pouco explorado. Embora a IA generativa tenha um grande potencial para enfrentar desafios socioeconômicos, culturais e ambientais no contexto educacional, é essencial realizar uma análise aprofundada de suas contribuições, aplicações e implicações pedagógicas. Essa análise visa preencher a lacuna de pesquisa sobre como a IA pode ser utilizada de forma eficaz para transformar a educação, promovendo qualidade, igualdade e inclusão. Este estudo buscou explorar as contribuições da literatura sobre o papel da IA generativa na promoção da educação de qualidade (ODS 4), com foco na sustentabilidade e no progresso sociocultural inclusivo e equitativo. Para isso, foram realizadas buscas na base de dados Scopus, utilizando o software VOSviewer para análise. Um total de 41 documentos foi coletado e analisado, a partir dos quais foram identificadas as tendências anuais de desenvolvimento, os países/regiões mais produtivos, as instituições influentes e os autores de maior destaque. Os resultados evidenciam que a IA desempenha um papel fundamental na implementação do ODS 4, na promoção de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva. A IA tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para personalizar o aprendizado, otimizar processos educacionais e ampliar o acesso à educação. No entanto, para que sua implementação seja bem-sucedida, é necessário lidar com os desafios éticos, legais, socioculturais e econômicos, assegurando que seus benefícios sejam distribuídos de forma sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID1478_TB148_19032025084123.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENILDO PEDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VALDENILDO" "autor_email" => "pedroedugeo@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }