Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPLEMENTAÇÃO DO ODS 4 DA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121361
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 148
    "inscrito_id" => 1478
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPLEMENTAÇÃO DO ODS 4 DA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA"
    "resumo" => "A implementação das metas de educação de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas, exige abordagens inovadoras, como a aplicação da inteligência artificial (IA) generativa, um campo ainda pouco explorado. Embora a IA generativa tenha um grande potencial para enfrentar desafios socioeconômicos, culturais e ambientais no contexto educacional, é essencial realizar uma análise aprofundada de suas contribuições, aplicações e implicações pedagógicas. Essa análise visa preencher a lacuna de pesquisa sobre como a IA pode ser utilizada de forma eficaz para transformar a educação, promovendo qualidade, igualdade e inclusão. Este estudo buscou explorar as contribuições da literatura sobre o papel da IA generativa na promoção da educação de qualidade (ODS 4), com foco na sustentabilidade e no progresso sociocultural inclusivo e equitativo. Para isso, foram realizadas buscas na base de dados Scopus, utilizando o software VOSviewer para análise. Um total de 41 documentos foi coletado e analisado, a partir dos quais foram identificadas as tendências anuais de desenvolvimento, os países/regiões mais produtivos, as instituições influentes e os autores de maior destaque. Os resultados evidenciam que a IA desempenha um papel fundamental na implementação do ODS 4, na promoção de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva. A IA tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para personalizar o aprendizado, otimizar processos educacionais e ampliar o acesso à educação. No entanto, para que sua implementação seja bem-sucedida, é necessário lidar com os desafios éticos, legais, socioculturais e econômicos, assegurando que seus benefícios sejam distribuídos de forma sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID1478_TB148_19032025084123.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENILDO PEDRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDENILDO"
    "autor_email" => "pedroedugeo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121361
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 148
    "inscrito_id" => 1478
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPLEMENTAÇÃO DO ODS 4 DA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS: CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA"
    "resumo" => "A implementação das metas de educação de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas, exige abordagens inovadoras, como a aplicação da inteligência artificial (IA) generativa, um campo ainda pouco explorado. Embora a IA generativa tenha um grande potencial para enfrentar desafios socioeconômicos, culturais e ambientais no contexto educacional, é essencial realizar uma análise aprofundada de suas contribuições, aplicações e implicações pedagógicas. Essa análise visa preencher a lacuna de pesquisa sobre como a IA pode ser utilizada de forma eficaz para transformar a educação, promovendo qualidade, igualdade e inclusão. Este estudo buscou explorar as contribuições da literatura sobre o papel da IA generativa na promoção da educação de qualidade (ODS 4), com foco na sustentabilidade e no progresso sociocultural inclusivo e equitativo. Para isso, foram realizadas buscas na base de dados Scopus, utilizando o software VOSviewer para análise. Um total de 41 documentos foi coletado e analisado, a partir dos quais foram identificadas as tendências anuais de desenvolvimento, os países/regiões mais produtivos, as instituições influentes e os autores de maior destaque. Os resultados evidenciam que a IA desempenha um papel fundamental na implementação do ODS 4, na promoção de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva. A IA tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para personalizar o aprendizado, otimizar processos educacionais e ampliar o acesso à educação. No entanto, para que sua implementação seja bem-sucedida, é necessário lidar com os desafios éticos, legais, socioculturais e econômicos, assegurando que seus benefícios sejam distribuídos de forma sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID1478_TB148_19032025084123.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENILDO PEDRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDENILDO"
    "autor_email" => "pedroedugeo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A implementação das metas de educação de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas, exige abordagens inovadoras, como a aplicação da inteligência artificial (IA) generativa, um campo ainda pouco explorado. Embora a IA generativa tenha um grande potencial para enfrentar desafios socioeconômicos, culturais e ambientais no contexto educacional, é essencial realizar uma análise aprofundada de suas contribuições, aplicações e implicações pedagógicas. Essa análise visa preencher a lacuna de pesquisa sobre como a IA pode ser utilizada de forma eficaz para transformar a educação, promovendo qualidade, igualdade e inclusão. Este estudo buscou explorar as contribuições da literatura sobre o papel da IA generativa na promoção da educação de qualidade (ODS 4), com foco na sustentabilidade e no progresso sociocultural inclusivo e equitativo. Para isso, foram realizadas buscas na base de dados Scopus, utilizando o software VOSviewer para análise. Um total de 41 documentos foi coletado e analisado, a partir dos quais foram identificadas as tendências anuais de desenvolvimento, os países/regiões mais produtivos, as instituições influentes e os autores de maior destaque. Os resultados evidenciam que a IA desempenha um papel fundamental na implementação do ODS 4, na promoção de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva. A IA tem se consolidado como uma ferramenta poderosa para personalizar o aprendizado, otimizar processos educacionais e ampliar o acesso à educação. No entanto, para que sua implementação seja bem-sucedida, é necessário lidar com os desafios éticos, legais, socioculturais e econômicos, assegurando que seus benefícios sejam distribuídos de forma sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.