Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121267
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 25
    "inscrito_id" => 908
    "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "O presente estudo investigou os desafios e as perspectivas da implementação de metodologias ativas nos cursos de pós-graduação, com um enfoque teórico-prático na Faculdade de Ouro Preto do Oeste – UNEOURO. As metodologias ativas visam colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem, estimulando a pesquisa e a prática, enquanto o professor atua como mediador do conhecimento. A pesquisa foi estruturada em revisão bibliográfica e levantamento de dados empíricos por meio de questionários aplicados a discentes e docentes do curso de especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Os questionários abordaram o conhecimento e a utilização de metodologias ativas, suas vantagens e desafios no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que 90% dos alunos reconheceram a utilização de metodologias ativas nas aulas, embora 60% tenham apontado que nem todos os professores adotaram essas práticas. Entre as ferramentas mencionadas, destacaram-se debates, dinâmicas de grupo e análise de casos. Já os docentes afirmaram conhecer as metodologias ativas e enfatizaram sua eficácia no engajamento e aprendizado dos alunos, mas também destacaram a ausência de uma padronização institucional para sua aplicação. Os achados sugerem que as metodologias ativas favorecem uma aprendizagem mais participativa e eficaz, mas apontam a necessidade de maior apoio institucional para sua implementação consistente. Estudos futuros poderiam explorar o impacto dessas práticas em outras instituições da região."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD4_ID908_TB25_15032025185810.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA SILVA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jessica.guimaraes@ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121267
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 25
    "inscrito_id" => 908
    "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "O presente estudo investigou os desafios e as perspectivas da implementação de metodologias ativas nos cursos de pós-graduação, com um enfoque teórico-prático na Faculdade de Ouro Preto do Oeste – UNEOURO. As metodologias ativas visam colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem, estimulando a pesquisa e a prática, enquanto o professor atua como mediador do conhecimento. A pesquisa foi estruturada em revisão bibliográfica e levantamento de dados empíricos por meio de questionários aplicados a discentes e docentes do curso de especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Os questionários abordaram o conhecimento e a utilização de metodologias ativas, suas vantagens e desafios no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que 90% dos alunos reconheceram a utilização de metodologias ativas nas aulas, embora 60% tenham apontado que nem todos os professores adotaram essas práticas. Entre as ferramentas mencionadas, destacaram-se debates, dinâmicas de grupo e análise de casos. Já os docentes afirmaram conhecer as metodologias ativas e enfatizaram sua eficácia no engajamento e aprendizado dos alunos, mas também destacaram a ausência de uma padronização institucional para sua aplicação. Os achados sugerem que as metodologias ativas favorecem uma aprendizagem mais participativa e eficaz, mas apontam a necessidade de maior apoio institucional para sua implementação consistente. Estudos futuros poderiam explorar o impacto dessas práticas em outras instituições da região."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD4_ID908_TB25_15032025185810.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA SILVA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jessica.guimaraes@ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O presente estudo investigou os desafios e as perspectivas da implementação de metodologias ativas nos cursos de pós-graduação, com um enfoque teórico-prático na Faculdade de Ouro Preto do Oeste – UNEOURO. As metodologias ativas visam colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem, estimulando a pesquisa e a prática, enquanto o professor atua como mediador do conhecimento. A pesquisa foi estruturada em revisão bibliográfica e levantamento de dados empíricos por meio de questionários aplicados a discentes e docentes do curso de especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Os questionários abordaram o conhecimento e a utilização de metodologias ativas, suas vantagens e desafios no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que 90% dos alunos reconheceram a utilização de metodologias ativas nas aulas, embora 60% tenham apontado que nem todos os professores adotaram essas práticas. Entre as ferramentas mencionadas, destacaram-se debates, dinâmicas de grupo e análise de casos. Já os docentes afirmaram conhecer as metodologias ativas e enfatizaram sua eficácia no engajamento e aprendizado dos alunos, mas também destacaram a ausência de uma padronização institucional para sua aplicação. Os achados sugerem que as metodologias ativas favorecem uma aprendizagem mais participativa e eficaz, mas apontam a necessidade de maior apoio institucional para sua implementação consistente. Estudos futuros poderiam explorar o impacto dessas práticas em outras instituições da região.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.