Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121360
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 1582
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A formação de professores na educação infantil para alunos autistas representa um campo de estudos e práticas as quais atendem à necessidade de promover uma educação eficaz e de qualidade para discentes típicos e atípicos. O presente trabalho tem por objetivo compreender e descrever os desafios enfrentados pelos docentes no ensino e aprendizagem de crianças autistas na educação infantil e propor possíveis estratégias e recursos tecnológicos contribuindo para um aprendizado significativo. Este trabalho fundamenta-se nas contribuições de Montessori (1995), Nunes, Azevedo, Schmidt (2013), Padilha, Vera Cruz (2021) os quais perpassam por discussões sobre o autismo e a educação inclusiva, além de outros autores importantes para a temática escolhida. O percurso metodológico consiste em uma pesquisa de campo com uma abordagem de cunho quali-quantitativo no viés descritivo explicativo como método participativo e uma abordagem colaborativa e método dedutivo, para a análise dos dados serão utilizados como instrumentos de coleta entrevista com questões abertas e fechadas e formulários semiestruturadas disponíveis no formato on-line, o locus da pesquisa consiste na realidade de escolas públicas e privadas com professores da educação infantil. Como resultado, por essa ser uma pesquisa em andamento, espera-se contemplar, além das discussões acerca da formação inicial e continuada dos docentes no ensino de crianças autistas, perspectivas sobre as estratégias e práticas pedagógicas inovadoras para atender as necessidades específicas desses alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1582_TB147_05032025214128.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL DA SILVA MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL SILVA"
    "autor_email" => "gabrielsilva3272@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121360
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 1582
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A formação de professores na educação infantil para alunos autistas representa um campo de estudos e práticas as quais atendem à necessidade de promover uma educação eficaz e de qualidade para discentes típicos e atípicos. O presente trabalho tem por objetivo compreender e descrever os desafios enfrentados pelos docentes no ensino e aprendizagem de crianças autistas na educação infantil e propor possíveis estratégias e recursos tecnológicos contribuindo para um aprendizado significativo. Este trabalho fundamenta-se nas contribuições de Montessori (1995), Nunes, Azevedo, Schmidt (2013), Padilha, Vera Cruz (2021) os quais perpassam por discussões sobre o autismo e a educação inclusiva, além de outros autores importantes para a temática escolhida. O percurso metodológico consiste em uma pesquisa de campo com uma abordagem de cunho quali-quantitativo no viés descritivo explicativo como método participativo e uma abordagem colaborativa e método dedutivo, para a análise dos dados serão utilizados como instrumentos de coleta entrevista com questões abertas e fechadas e formulários semiestruturadas disponíveis no formato on-line, o locus da pesquisa consiste na realidade de escolas públicas e privadas com professores da educação infantil. Como resultado, por essa ser uma pesquisa em andamento, espera-se contemplar, além das discussões acerca da formação inicial e continuada dos docentes no ensino de crianças autistas, perspectivas sobre as estratégias e práticas pedagógicas inovadoras para atender as necessidades específicas desses alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1582_TB147_05032025214128.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL DA SILVA MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL SILVA"
    "autor_email" => "gabrielsilva3272@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A formação de professores na educação infantil para alunos autistas representa um campo de estudos e práticas as quais atendem à necessidade de promover uma educação eficaz e de qualidade para discentes típicos e atípicos. O presente trabalho tem por objetivo compreender e descrever os desafios enfrentados pelos docentes no ensino e aprendizagem de crianças autistas na educação infantil e propor possíveis estratégias e recursos tecnológicos contribuindo para um aprendizado significativo. Este trabalho fundamenta-se nas contribuições de Montessori (1995), Nunes, Azevedo, Schmidt (2013), Padilha, Vera Cruz (2021) os quais perpassam por discussões sobre o autismo e a educação inclusiva, além de outros autores importantes para a temática escolhida. O percurso metodológico consiste em uma pesquisa de campo com uma abordagem de cunho quali-quantitativo no viés descritivo explicativo como método participativo e uma abordagem colaborativa e método dedutivo, para a análise dos dados serão utilizados como instrumentos de coleta entrevista com questões abertas e fechadas e formulários semiestruturadas disponíveis no formato on-line, o locus da pesquisa consiste na realidade de escolas públicas e privadas com professores da educação infantil. Como resultado, por essa ser uma pesquisa em andamento, espera-se contemplar, além das discussões acerca da formação inicial e continuada dos docentes no ensino de crianças autistas, perspectivas sobre as estratégias e práticas pedagógicas inovadoras para atender as necessidades específicas desses alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.