Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA GEOGRAFIA SOB UM OLHAR DECOLONIAL

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A educação brasileira tem enfrentado desafios históricos relacionados à perpetuação do racismo estrutural e à negligência em relação às culturas afro-brasileira e indígena. Este trabalho busca analisar como a Geografia, enquanto disciplina obrigatória na Educação Básica pode contribuir para uma educação antirracista a partir de uma perspectiva decolonial, valorizando epistemologias do Sul e promovendo o respeito às diferenças. Baseando-se em uma revisão de literatura, foram analisadas contribuições de autores como Quijano, Mignolo, Nelson Maldonado-Torres, Milton Santos e Munanga, que discutem colonialidade e práticas pedagógicas transformadoras. A pesquisa evidencia que, embora a Lei 10.639/2003 represente um marco na luta contra o racismo nas escolas, sua implementação ainda enfrenta barreiras significativas. A Geografia, com suas múltiplas abordagens, oferece um campo fértil para discutir questões étnico-raciais, abordando temas como a territorialidade afrodescendente, a história da África e a valorização de culturas subalternizadas. A adoção de práticas pedagógicas críticas e inclusivas é essencial para a desconstrução do eurocentrismo e a promoção de uma educação mais justa e plural.

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