Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O FUTURO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121355
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 1145
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O FUTURO."
    "resumo" => "Este estudo investiga a inserção da inteligência artificial na educação básica, enfatizando os desafios e oportunidades decorrentes da integração de tecnologias inovadoras no processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo analisar, de forma contemporânea, o potencial transformador da IA na personalização do ensino e na melhoria dos métodos pedagógicos. Adota-se uma abordagem mista que combina métodos qualitativos e quantitativos, tendo sido realizados levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores e alunos. Conduziu-se a uma análise comparativa entre práticas tradicionais e inovadoras, identificando a ampliação de métodos interativos e o aprimoramento do engajamento estudantil. Verificou-se, por meio de dados empíricos, que as instituições que incorporam tecnologias inteligentes apresentam maior dinamismo pedagógico, embora desafios relacionados à infraestrutura e à formação docente persistam. Constatou-se, ainda, que “a inteligência artificial tem o potencial de transformar a aprendizagem ao adaptá-la às necessidades individuais” (LUCKIN, 2018, p. 32) e que “a integração crítica da tecnologia no ensino exige uma reflexão constante sobre os métodos adotados” (SELWYN, 2019, p. 47). Os resultados sugerem que políticas públicas e programas de capacitação são fundamentais para a consolidação dessas práticas inovadoras, promovendo a democratização e personalização do ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD4_ID1145_TB139_04032025131326.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "lua_17_lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121355
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 1145
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O FUTURO."
    "resumo" => "Este estudo investiga a inserção da inteligência artificial na educação básica, enfatizando os desafios e oportunidades decorrentes da integração de tecnologias inovadoras no processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo analisar, de forma contemporânea, o potencial transformador da IA na personalização do ensino e na melhoria dos métodos pedagógicos. Adota-se uma abordagem mista que combina métodos qualitativos e quantitativos, tendo sido realizados levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores e alunos. Conduziu-se a uma análise comparativa entre práticas tradicionais e inovadoras, identificando a ampliação de métodos interativos e o aprimoramento do engajamento estudantil. Verificou-se, por meio de dados empíricos, que as instituições que incorporam tecnologias inteligentes apresentam maior dinamismo pedagógico, embora desafios relacionados à infraestrutura e à formação docente persistam. Constatou-se, ainda, que “a inteligência artificial tem o potencial de transformar a aprendizagem ao adaptá-la às necessidades individuais” (LUCKIN, 2018, p. 32) e que “a integração crítica da tecnologia no ensino exige uma reflexão constante sobre os métodos adotados” (SELWYN, 2019, p. 47). Os resultados sugerem que políticas públicas e programas de capacitação são fundamentais para a consolidação dessas práticas inovadoras, promovendo a democratização e personalização do ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD4_ID1145_TB139_04032025131326.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "lua_17_lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Este estudo investiga a inserção da inteligência artificial na educação básica, enfatizando os desafios e oportunidades decorrentes da integração de tecnologias inovadoras no processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo analisar, de forma contemporânea, o potencial transformador da IA na personalização do ensino e na melhoria dos métodos pedagógicos. Adota-se uma abordagem mista que combina métodos qualitativos e quantitativos, tendo sido realizados levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores e alunos. Conduziu-se a uma análise comparativa entre práticas tradicionais e inovadoras, identificando a ampliação de métodos interativos e o aprimoramento do engajamento estudantil. Verificou-se, por meio de dados empíricos, que as instituições que incorporam tecnologias inteligentes apresentam maior dinamismo pedagógico, embora desafios relacionados à infraestrutura e à formação docente persistam. Constatou-se, ainda, que “a inteligência artificial tem o potencial de transformar a aprendizagem ao adaptá-la às necessidades individuais” (LUCKIN, 2018, p. 32) e que “a integração crítica da tecnologia no ensino exige uma reflexão constante sobre os métodos adotados” (SELWYN, 2019, p. 47). Os resultados sugerem que políticas públicas e programas de capacitação são fundamentais para a consolidação dessas práticas inovadoras, promovendo a democratização e personalização do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.