ANALFABETISMO FUNCIONAL: A EPIDEMIA SILENCIOSA QUE AFETA MILHÕES DE BRASILEIROS
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121265 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 759 "titulo" => "ANALFABETISMO FUNCIONAL: A EPIDEMIA SILENCIOSA QUE AFETA MILHÕES DE BRASILEIROS" "resumo" => "O analfabetismo funcional é um desafio estrutural que afeta milhões de brasileiros, limitando suas capacidades de compreensão, interpretação e intervenção no mundo. Este estudo tem como objetivo discutir as causas, consequências e possíveis caminhos para superação desse problema, com foco no papel da BNCC e da LDB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental. Os resultados indicam que, embora o Brasil tenha avançado em termos de acesso à educação, a qualidade do ensino e a formação de leitores e escritores proficientes ainda são desafios significativos. Observou-se que a superação do analfabetismo funcional exige uma abordagem que vá além da alfabetização básica, promovendo o letramento como prática social complexa e contextualizada. Conclui-se que a efetivação de políticas públicas consistentes, aliada à valorização dos professores e ao combate às desigualdades educacionais, é essencial para enfrentar esse problema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Linguagens e Letramento: Alfabetização, letramento e desenvolvimento de linguagens." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID759_TB23_14022025170732.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CEZAR OLIVEIRA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "Cezar" "autor_email" => "pcoa@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121265 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 759 "titulo" => "ANALFABETISMO FUNCIONAL: A EPIDEMIA SILENCIOSA QUE AFETA MILHÕES DE BRASILEIROS" "resumo" => "O analfabetismo funcional é um desafio estrutural que afeta milhões de brasileiros, limitando suas capacidades de compreensão, interpretação e intervenção no mundo. Este estudo tem como objetivo discutir as causas, consequências e possíveis caminhos para superação desse problema, com foco no papel da BNCC e da LDB. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental. Os resultados indicam que, embora o Brasil tenha avançado em termos de acesso à educação, a qualidade do ensino e a formação de leitores e escritores proficientes ainda são desafios significativos. Observou-se que a superação do analfabetismo funcional exige uma abordagem que vá além da alfabetização básica, promovendo o letramento como prática social complexa e contextualizada. Conclui-se que a efetivação de políticas públicas consistentes, aliada à valorização dos professores e ao combate às desigualdades educacionais, é essencial para enfrentar esse problema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 09: Linguagens e Letramento: Alfabetização, letramento e desenvolvimento de linguagens." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID759_TB23_14022025170732.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CEZAR OLIVEIRA DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "Cezar" "autor_email" => "pcoa@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }