Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O PIBID é uma política pública do Ministério da Educação que visa proporcionar a aproximação dos licenciandos à prática docente desde o início de sua formação, buscando melhorar a qualidade da educação no Brasil. A sua gestão, a sua integração no contexto educacional de diferentes regiões ou escolas e a avaliação de como essa política educacional influencia a formação e o trabalho dos professores têm sido objeto de estudo de diversos pesquisadores. Com foco nos estudos sobre essa política, este trabalho trata de uma revisão sistemática da literatura a respeito dos artigos científicos que abordam o PIBID/Subprojeto de Matemática, realizada na base de dados dos Periódicos CAPES de 2019 a 2024, procurando demonstrar como o programa é abordado nos trabalhos encontrados. A análise revelou contribuições importantes do PIBID, como a aplicação de tecnologias digitais, a reflexão sobre a prática docente e a construção da identidade profissional dos futuros professores de Matemática.

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