EJA E A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DECOLONIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121297 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 229 "titulo" => "EJA E A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DECOLONIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a (res)significação e (re)construção das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de (re)conhecer e (re)afirmar os saberes dos trabalhadores e trabalhadoras que vivem no contexto Amazônico. Metodologicamente trabalhamos em uma perspectiva discursiva realizando a interpretação do corpus pela/na Análise do Discurso (AD) e da prática da História Oral, por meio da qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 alunos de uma turma da EJA da cidade de Cametá. Também foi analisado um recorte dos elementos imagéticos do livro didático da 3ª etapa do Ensino Fundamental II da EJA. Os resultados indicam que as imagens contidas no LD podem estruturar a posição-sujeito que o trabalhador na EJA deve ocupar; ou seja, as ideologias do LD podem introjetar uma identidade forjada na memória do aluno-trabalhador e da aluna-trabalhadora que tiveram contato com esse material. Conclui-se que é importante o exercício de práticas decoloniais no espaço escolar, para subverter a colonialidade que se aloja por meio de discursos pedagógicos e curriculares que ocupam esses espaços. Com essa transgressão do pensamento colonial na sala de aula, as histórias de vida e de trabalho desses sujeitos trabalhadores e trabalhadoras da Amazônia paraense, especificamente do Baixo Tocantins, serão reconhecidas e valorizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID229_TB62_18032025090540.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE ASSUNCAO MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "gisellemonteiro174@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121297 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 229 "titulo" => "EJA E A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DECOLONIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a (res)significação e (re)construção das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de (re)conhecer e (re)afirmar os saberes dos trabalhadores e trabalhadoras que vivem no contexto Amazônico. Metodologicamente trabalhamos em uma perspectiva discursiva realizando a interpretação do corpus pela/na Análise do Discurso (AD) e da prática da História Oral, por meio da qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 alunos de uma turma da EJA da cidade de Cametá. Também foi analisado um recorte dos elementos imagéticos do livro didático da 3ª etapa do Ensino Fundamental II da EJA. Os resultados indicam que as imagens contidas no LD podem estruturar a posição-sujeito que o trabalhador na EJA deve ocupar; ou seja, as ideologias do LD podem introjetar uma identidade forjada na memória do aluno-trabalhador e da aluna-trabalhadora que tiveram contato com esse material. Conclui-se que é importante o exercício de práticas decoloniais no espaço escolar, para subverter a colonialidade que se aloja por meio de discursos pedagógicos e curriculares que ocupam esses espaços. Com essa transgressão do pensamento colonial na sala de aula, as histórias de vida e de trabalho desses sujeitos trabalhadores e trabalhadoras da Amazônia paraense, especificamente do Baixo Tocantins, serão reconhecidas e valorizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD1_ID229_TB62_18032025090540.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE ASSUNCAO MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "gisellemonteiro174@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }