Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

MEDIAÇÃO CULTURAL: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente relato de experiência parte do estágio em espaços não-formais, do curso de licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dentro da disciplina de Estágio supervisionado II e possui como objetivo geral, apresentar as etapas executadas durante o desenvolvimento da oficina teórico-prática sobre a mediação em espaços culturais e educacionais, e, teve como objetivos específicos, compreender o conceito de mediação nos espaços culturais e educacionais, tal como, analisar criticamente o papel do mediador no processo educativo-cultural. O estudo conta com a metodologia de abordagem qualitativa, natureza interpretativa, com caráter bibliográfico, partindo das contribuições dos autores: Marandino (2008), Vygotsky (1978), Manguel (2001), Costella (2010), entre outros. Os resultados são vistos a partir do relatório de estágio proposto e analisado para a execução da “Oficina de Mediação Cultural e Educacional em Arte”, com título MEDIAÇÃO CULTURAL: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO, em que pudemos nos aprofundar sobre as possibilidades da mediação como um papel fundamental para um aprendizado que se perceba crítico para com a realidade, da emancipação do ser e no enriquecimento da experiência cultural. Neste contexto dinâmico, a mediação cultural emerge como uma ferramenta essencial para promover a compreensão e o acesso ao conhecimento, construindo pontes significativas entre os participantes e o vasto mundo das artes visuais e da educação cultural. Este relatório visa aprofundar nossa compreensão desse processo fundamental e suas implicações nas práticas educacionais e culturais contemporâneas. Por fim percebemos que, a partir das análises realizadas a partir da oficina, que é necessário abordar cada vez mais a mediação cultural visando um aprimoramento, não somente para os espaços museais, mas para a prática didática/pedagógica dos professores.

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