MEDIAÇÃO CULTURAL: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120678 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 1195 "titulo" => "MEDIAÇÃO CULTURAL: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO" "resumo" => "O presente relato de experiência parte do estágio em espaços não-formais, do curso de licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dentro da disciplina de Estágio supervisionado II e possui como objetivo geral, apresentar as etapas executadas durante o desenvolvimento da oficina teórico-prática sobre a mediação em espaços culturais e educacionais, e, teve como objetivos específicos, compreender o conceito de mediação nos espaços culturais e educacionais, tal como, analisar criticamente o papel do mediador no processo educativo-cultural. O estudo conta com a metodologia de abordagem qualitativa, natureza interpretativa, com caráter bibliográfico, partindo das contribuições dos autores: Marandino (2008), Vygotsky (1978), Manguel (2001), Costella (2010), entre outros. Os resultados são vistos a partir do relatório de estágio proposto e analisado para a execução da “Oficina de Mediação Cultural e Educacional em Arte”, com título MEDIAÇÃO CULTURAL: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO, em que pudemos nos aprofundar sobre as possibilidades da mediação como um papel fundamental para um aprendizado que se perceba crítico para com a realidade, da emancipação do ser e no enriquecimento da experiência cultural. Neste contexto dinâmico, a mediação cultural emerge como uma ferramenta essencial para promover a compreensão e o acesso ao conhecimento, construindo pontes significativas entre os participantes e o vasto mundo das artes visuais e da educação cultural. Este relatório visa aprofundar nossa compreensão desse processo fundamental e suas implicações nas práticas educacionais e culturais contemporâneas. Por fim percebemos que, a partir das análises realizadas a partir da oficina, que é necessário abordar cada vez mais a mediação cultural visando um aprimoramento, não somente para os espaços museais, mas para a prática didática/pedagógica dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1195_TB386_09032025183143.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL SEMKIW DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafakiw@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120678 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 1195 "titulo" => "MEDIAÇÃO CULTURAL: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO" "resumo" => "O presente relato de experiência parte do estágio em espaços não-formais, do curso de licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dentro da disciplina de Estágio supervisionado II e possui como objetivo geral, apresentar as etapas executadas durante o desenvolvimento da oficina teórico-prática sobre a mediação em espaços culturais e educacionais, e, teve como objetivos específicos, compreender o conceito de mediação nos espaços culturais e educacionais, tal como, analisar criticamente o papel do mediador no processo educativo-cultural. O estudo conta com a metodologia de abordagem qualitativa, natureza interpretativa, com caráter bibliográfico, partindo das contribuições dos autores: Marandino (2008), Vygotsky (1978), Manguel (2001), Costella (2010), entre outros. Os resultados são vistos a partir do relatório de estágio proposto e analisado para a execução da “Oficina de Mediação Cultural e Educacional em Arte”, com título MEDIAÇÃO CULTURAL: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO, em que pudemos nos aprofundar sobre as possibilidades da mediação como um papel fundamental para um aprendizado que se perceba crítico para com a realidade, da emancipação do ser e no enriquecimento da experiência cultural. Neste contexto dinâmico, a mediação cultural emerge como uma ferramenta essencial para promover a compreensão e o acesso ao conhecimento, construindo pontes significativas entre os participantes e o vasto mundo das artes visuais e da educação cultural. Este relatório visa aprofundar nossa compreensão desse processo fundamental e suas implicações nas práticas educacionais e culturais contemporâneas. Por fim percebemos que, a partir das análises realizadas a partir da oficina, que é necessário abordar cada vez mais a mediação cultural visando um aprimoramento, não somente para os espaços museais, mas para a prática didática/pedagógica dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1195_TB386_09032025183143.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL SEMKIW DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafakiw@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }