Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA, EM PARANAGUÁ-PR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 08: Trabalho e educação.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120653
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 348
    "inscrito_id" => 1158
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA, EM PARANAGUÁ-PR"
    "resumo" => "O ensino por projetos é uma estratégia de engajamento de estudantes em questões multidisciplinares, promovendo a investigação, a curiosidade, formas diferentes de comunicação e discussão. No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Paraná, licenciandos de Biologia tiveram a oportunidade de desenvolver um projeto: a Feira de Ciências do Colégio Estadual Profa. Zilah dos Santos Batista, na edição de 2024, em Paranaguá- Paraná. Para o desenvolvimento do projeto, supervisora e bolsistas do PIBID orientaram a formação de grupos em uma turma do 9° ano (turma A) e estimularam a escolha de temas diversos, relacionados à Ciência. Ao longo de dois meses, em aulas semanais, os bolsistas seguiram a orientação de estudantes, ouvindo suas ideias, ajudando na sua lapidação e escolhas sobre materiais. As orientações ocorreram remotamente também em grupos de whatsapp. Os bolsistas do PIBID ajudaram ainda na divulgação da feira pelo colégio e redes sociais. Como resultado, diferentes projetos temáticos foram desenvolvidos: o grupo 1 usou cartolina, papelão, para a construção de maquete sobre o funcionamento de usinas solares; o grupo 2 representou a ação da perícia criminal com sacos plásticos, jornais; o grupo 3 abordou a Biologia marinha com aquário, pedras, conchas. Apesar de desafios de lapidação de ideias e construção de materiais, os bolsistas observaram que os grupos 2 e 3 se destacaram, enquanto o grupo 1 enfrentou sobrecarga e falta de compromisso de alguns alunos. Os bolsistas observaram, ainda, que de maneira geral os alunos colaboraram para o sucesso do trabalho, realizando as apresentações dentro do prazo esperado, para o público da feira. Conclui-se que as orientações foram eficazes para o desenvolvimento da Feira de Ciências, e importantes para a experiência de ensino por projetos, vivenciada por licenciandos de Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1158_TB348_08032025201131.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA DE SOUZA DETTMANN ADAMI"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marcelaadami11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120653
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 348
    "inscrito_id" => 1158
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA, EM PARANAGUÁ-PR"
    "resumo" => "O ensino por projetos é uma estratégia de engajamento de estudantes em questões multidisciplinares, promovendo a investigação, a curiosidade, formas diferentes de comunicação e discussão. No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Paraná, licenciandos de Biologia tiveram a oportunidade de desenvolver um projeto: a Feira de Ciências do Colégio Estadual Profa. Zilah dos Santos Batista, na edição de 2024, em Paranaguá- Paraná. Para o desenvolvimento do projeto, supervisora e bolsistas do PIBID orientaram a formação de grupos em uma turma do 9° ano (turma A) e estimularam a escolha de temas diversos, relacionados à Ciência. Ao longo de dois meses, em aulas semanais, os bolsistas seguiram a orientação de estudantes, ouvindo suas ideias, ajudando na sua lapidação e escolhas sobre materiais. As orientações ocorreram remotamente também em grupos de whatsapp. Os bolsistas do PIBID ajudaram ainda na divulgação da feira pelo colégio e redes sociais. Como resultado, diferentes projetos temáticos foram desenvolvidos: o grupo 1 usou cartolina, papelão, para a construção de maquete sobre o funcionamento de usinas solares; o grupo 2 representou a ação da perícia criminal com sacos plásticos, jornais; o grupo 3 abordou a Biologia marinha com aquário, pedras, conchas. Apesar de desafios de lapidação de ideias e construção de materiais, os bolsistas observaram que os grupos 2 e 3 se destacaram, enquanto o grupo 1 enfrentou sobrecarga e falta de compromisso de alguns alunos. Os bolsistas observaram, ainda, que de maneira geral os alunos colaboraram para o sucesso do trabalho, realizando as apresentações dentro do prazo esperado, para o público da feira. Conclui-se que as orientações foram eficazes para o desenvolvimento da Feira de Ciências, e importantes para a experiência de ensino por projetos, vivenciada por licenciandos de Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1158_TB348_08032025201131.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA DE SOUZA DETTMANN ADAMI"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marcelaadami11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O ensino por projetos é uma estratégia de engajamento de estudantes em questões multidisciplinares, promovendo a investigação, a curiosidade, formas diferentes de comunicação e discussão. No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Paraná, licenciandos de Biologia tiveram a oportunidade de desenvolver um projeto: a Feira de Ciências do Colégio Estadual Profa. Zilah dos Santos Batista, na edição de 2024, em Paranaguá- Paraná. Para o desenvolvimento do projeto, supervisora e bolsistas do PIBID orientaram a formação de grupos em uma turma do 9° ano (turma A) e estimularam a escolha de temas diversos, relacionados à Ciência. Ao longo de dois meses, em aulas semanais, os bolsistas seguiram a orientação de estudantes, ouvindo suas ideias, ajudando na sua lapidação e escolhas sobre materiais. As orientações ocorreram remotamente também em grupos de whatsapp. Os bolsistas do PIBID ajudaram ainda na divulgação da feira pelo colégio e redes sociais. Como resultado, diferentes projetos temáticos foram desenvolvidos: o grupo 1 usou cartolina, papelão, para a construção de maquete sobre o funcionamento de usinas solares; o grupo 2 representou a ação da perícia criminal com sacos plásticos, jornais; o grupo 3 abordou a Biologia marinha com aquário, pedras, conchas. Apesar de desafios de lapidação de ideias e construção de materiais, os bolsistas observaram que os grupos 2 e 3 se destacaram, enquanto o grupo 1 enfrentou sobrecarga e falta de compromisso de alguns alunos. Os bolsistas observaram, ainda, que de maneira geral os alunos colaboraram para o sucesso do trabalho, realizando as apresentações dentro do prazo esperado, para o público da feira. Conclui-se que as orientações foram eficazes para o desenvolvimento da Feira de Ciências, e importantes para a experiência de ensino por projetos, vivenciada por licenciandos de Biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.