ENSINO DE GEOGRAFIA E O JOGO “PENSANDO GEOGRAFICAMENTE” COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS FORTALEZA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120775 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 523 "inscrito_id" => 1261 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E O JOGO “PENSANDO GEOGRAFICAMENTE” COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS FORTALEZA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo apresentar um jogo didático para o ensino de Geografia, desenvolvido no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Fortaleza, ao longo dos meses de novembro de 2024 a fevereiro de 2025, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O IFCE é uma instituição que oferece ensino técnico integrado, contemplando estudantes que ingressam por meio de processo seletivo para cursar o ensino médio juntamente com a formação técnica, além de disponibilizar cursos de graduação e pós-graduação. O campus Fortaleza atende aproximadamente 1.500 estudantes do ensino técnico integrado, distribuídos entre seis cursos: Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica Industrial, Química e Telecomunicações. Diante desse contexto, investigou-se de que maneira os jogos didáticos podem contribuir para o ensino e a aprendizagem da disciplina de Geografia, promovendo a socialização e a ludicidade no processo educativo. Para isso, foi elaborado o jogo de cartas “Pensando Geograficamente”, no qual os(as) estudantes exploram conceitos geográficos por meio da memorização, da interação lúdica e do desenvolvimento da capacidade de articulação. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, analisando a prática metodológica, as reflexões geradas e os resultados obtidos, com base nos aportes teóricos de Cavalcanti (2019), Kaercher (2009), Strapason (2011), entre outros(as). Os resultados indicam que os jogos didáticos podem ser utilizados como estratégia didática para o ensino de Geografia, ao integrar elementos presentes no lazer dos(as) estudantes. Por meio da ludicidade, da socialização e do estímulo à contextualização dos conceitos geográficos, essa abordagem contribui para o desenvolvimento do pensamento geográfico e crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1261_TB523_31032025154254.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA NÍVEA RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "Nívea Rodrigues" "autor_email" => "nivea.rodrigues@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120775 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 523 "inscrito_id" => 1261 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E O JOGO “PENSANDO GEOGRAFICAMENTE” COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS FORTALEZA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo apresentar um jogo didático para o ensino de Geografia, desenvolvido no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Fortaleza, ao longo dos meses de novembro de 2024 a fevereiro de 2025, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O IFCE é uma instituição que oferece ensino técnico integrado, contemplando estudantes que ingressam por meio de processo seletivo para cursar o ensino médio juntamente com a formação técnica, além de disponibilizar cursos de graduação e pós-graduação. O campus Fortaleza atende aproximadamente 1.500 estudantes do ensino técnico integrado, distribuídos entre seis cursos: Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica Industrial, Química e Telecomunicações. Diante desse contexto, investigou-se de que maneira os jogos didáticos podem contribuir para o ensino e a aprendizagem da disciplina de Geografia, promovendo a socialização e a ludicidade no processo educativo. Para isso, foi elaborado o jogo de cartas “Pensando Geograficamente”, no qual os(as) estudantes exploram conceitos geográficos por meio da memorização, da interação lúdica e do desenvolvimento da capacidade de articulação. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, analisando a prática metodológica, as reflexões geradas e os resultados obtidos, com base nos aportes teóricos de Cavalcanti (2019), Kaercher (2009), Strapason (2011), entre outros(as). Os resultados indicam que os jogos didáticos podem ser utilizados como estratégia didática para o ensino de Geografia, ao integrar elementos presentes no lazer dos(as) estudantes. Por meio da ludicidade, da socialização e do estímulo à contextualização dos conceitos geográficos, essa abordagem contribui para o desenvolvimento do pensamento geográfico e crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1261_TB523_31032025154254.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA NÍVEA RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "Nívea Rodrigues" "autor_email" => "nivea.rodrigues@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }