Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CONTEXTOS ESCOLARES FRONTEIRIÇOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O curso de Licenciatura em Educação Física da Unipampa, buscando fortalecer a relação entre universidade e escola, desenvolveu ações que integraram estágios curriculares, práticas como componentes curriculares, programas como PIBID e PRP, e núcleos de estudo como Neabi Mãe Fausta, Geema e Pró-docência. Num contexto de fronteira e diversidade, buscamos compreender as dinâmicas sociais e culturais da região, reconhecendo e valorizando os saberes e práticas da cultura corporal local, em especial a cultura afro-brasileira e indígena na perspectiva de uma educação antirracista, antimachista e anticapacitista. Metodologicamente nos baseamos na abordagem da educação libertadora, a formação promoveu a reflexão crítica sobre a realidade e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visavam a transformação social e a emancipação dos sujeitos envolvidos(as) no processo educativo. Observou-se a construção de espaços de diálogo e participação, onde professores(as) em diferentes tempos de formação interagiram ativamente, problematizando e ressignificando seus papéis na construção do conhecimento. Foram criados espaços de diálogo e participação, reunindo cerca de 100 estudantes de EF, 15 professores(as) da educação básica e 8 professores(as) da Unipampa. As experiências formativas, pautadas em diálogo, problematização e participação, visam superar desigualdades e promover justiça social, sob um currículo horizontalizado. Os resultados apontam para a importância da interação universidade-escola na leitura da realidade, construção da identidade docente e transformação das práticas pedagógicas. Acreditamos que a continuidade destas ações, com foco na articulação universidade-escola, projetos de pesquisa, ensino e extensão, e na formação docente pautada na humanização, na democracia e na justiça social, é essencial para acolher e valorizar as práticas corporais de grupos historicamente silenciados na Educação Física brasileira.

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