Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

AUTORIA E PROTAGONISMO EM TRABALHO PARA FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120485
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 103
    "titulo" => "AUTORIA E PROTAGONISMO EM TRABALHO PARA FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho descreve uma pesquisa de caráter qualitativo realizada em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio de uma escola estadual rural do município de Caçapava do Sul, RS, durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa. A proposta de intervenção consistiu em acompanhar a (re)criação de objetos que, a partir da observação de situações do cotidiano, os estudantes escolheram para produzir modificações e diferenciações, buscando compreendê-lo como um sistema que integra processos inventivos. Denominamos de Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) este objeto (re)criado, que tecendo uma rede, conecta imaginação, criação e várias áreas do conhecimento. O problema respondido na pesquisa foi: como um Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) pode potencializar a construção de um trabalho autoral, investigativo e interdisciplinar por alunos do Ensino Médio para a Feira de Ciências da escola? O desafio era mobilizar os alunos para desviarem da tendência de copiar e reproduzir experimentos (roteiros disponibilizados na internet) para experimentarem uma prática criativa e investigativa, com apresentação dos resultados na Feira de Ciências da escola. A pesquisa baseou-se na cartografia como método de pesquisa-intervenção e de análise dos dados produzidos com e pelos estudantes de um dos seis grupos da turma. O grupo escolheu o carregador de celular como objeto base para compor o DiCA. O processo de criação contribuiu para que estudantes, que não costumam demonstrar interesse em aulas teórica e expositivas, pudessem utilizar suas habilidades individuais para (re)criar o dispositivo, interrelacionando diversos conhecimentos, demonstrando notório interesse e motivação nas atividades práticas de criação e (re)construção do DiCA. O senso investigativo emergiu durante as pesquisas que realizaram, tanto as teóricas para embasar a construção do DiCA, quanto as práticas, quando elencaram os itens mais adequados e a forma como os conseguiriam, levando em conta aspectos financeiros, de tempo e logística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID103_TB123_16022025091006.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA TEIXEIRA BRESSA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessateixeira.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120485
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 103
    "titulo" => "AUTORIA E PROTAGONISMO EM TRABALHO PARA FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho descreve uma pesquisa de caráter qualitativo realizada em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio de uma escola estadual rural do município de Caçapava do Sul, RS, durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa. A proposta de intervenção consistiu em acompanhar a (re)criação de objetos que, a partir da observação de situações do cotidiano, os estudantes escolheram para produzir modificações e diferenciações, buscando compreendê-lo como um sistema que integra processos inventivos. Denominamos de Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) este objeto (re)criado, que tecendo uma rede, conecta imaginação, criação e várias áreas do conhecimento. O problema respondido na pesquisa foi: como um Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) pode potencializar a construção de um trabalho autoral, investigativo e interdisciplinar por alunos do Ensino Médio para a Feira de Ciências da escola? O desafio era mobilizar os alunos para desviarem da tendência de copiar e reproduzir experimentos (roteiros disponibilizados na internet) para experimentarem uma prática criativa e investigativa, com apresentação dos resultados na Feira de Ciências da escola. A pesquisa baseou-se na cartografia como método de pesquisa-intervenção e de análise dos dados produzidos com e pelos estudantes de um dos seis grupos da turma. O grupo escolheu o carregador de celular como objeto base para compor o DiCA. O processo de criação contribuiu para que estudantes, que não costumam demonstrar interesse em aulas teórica e expositivas, pudessem utilizar suas habilidades individuais para (re)criar o dispositivo, interrelacionando diversos conhecimentos, demonstrando notório interesse e motivação nas atividades práticas de criação e (re)construção do DiCA. O senso investigativo emergiu durante as pesquisas que realizaram, tanto as teóricas para embasar a construção do DiCA, quanto as práticas, quando elencaram os itens mais adequados e a forma como os conseguiriam, levando em conta aspectos financeiros, de tempo e logística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID103_TB123_16022025091006.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA TEIXEIRA BRESSA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessateixeira.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho descreve uma pesquisa de caráter qualitativo realizada em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio de uma escola estadual rural do município de Caçapava do Sul, RS, durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa. A proposta de intervenção consistiu em acompanhar a (re)criação de objetos que, a partir da observação de situações do cotidiano, os estudantes escolheram para produzir modificações e diferenciações, buscando compreendê-lo como um sistema que integra processos inventivos. Denominamos de Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) este objeto (re)criado, que tecendo uma rede, conecta imaginação, criação e várias áreas do conhecimento. O problema respondido na pesquisa foi: como um Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) pode potencializar a construção de um trabalho autoral, investigativo e interdisciplinar por alunos do Ensino Médio para a Feira de Ciências da escola? O desafio era mobilizar os alunos para desviarem da tendência de copiar e reproduzir experimentos (roteiros disponibilizados na internet) para experimentarem uma prática criativa e investigativa, com apresentação dos resultados na Feira de Ciências da escola. A pesquisa baseou-se na cartografia como método de pesquisa-intervenção e de análise dos dados produzidos com e pelos estudantes de um dos seis grupos da turma. O grupo escolheu o carregador de celular como objeto base para compor o DiCA. O processo de criação contribuiu para que estudantes, que não costumam demonstrar interesse em aulas teórica e expositivas, pudessem utilizar suas habilidades individuais para (re)criar o dispositivo, interrelacionando diversos conhecimentos, demonstrando notório interesse e motivação nas atividades práticas de criação e (re)construção do DiCA. O senso investigativo emergiu durante as pesquisas que realizaram, tanto as teóricas para embasar a construção do DiCA, quanto as práticas, quando elencaram os itens mais adequados e a forma como os conseguiriam, levando em conta aspectos financeiros, de tempo e logística.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.