PARECE MÁGICA, MÁS É CIENCIA: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA POPULARIZAR A QUÍMICA E ATRAIR FUTUROS LICENCIANDOS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120472 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "PARECE MÁGICA, MÁS É CIENCIA: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA POPULARIZAR A QUÍMICA E ATRAIR FUTUROS LICENCIANDOS" "resumo" => "O trabalho relata a experiência de licenciandos em Química durante a 1ª Feira de Profissões da UTFPR – Campus Campo Mourão. A peça teatral Escola de Magia foi desenvolvida no primeiro semestre de 2024, dentro da disciplina Projeto Integrador I. Sob a supervisão da professora, os alunos elaboraram o roteiro, adaptaram experimentos, criaram figuri- nos, cenário e encenação. Os experimentos foram apresentados como "magias" inspiradas em filmes de fantasia, com nomes como Casa Revela- dora, Varinha Mágica, Baba de Dragão, entre outros. As reações químicas foram demonstradas de forma visual, por meio de mudanças de cor e liberação de gases, despertando a curiosidade dos espectadores. A peça inicia com os alunos sendo recebidos no laboratório com uma carta de convite para a escola de magia. O primei- ro experimento ocorre com a poção da casa reveladora, seguido pelos demais, interligados à narrativa teatral. Cada gra- duando realiza um experimento, culminando na revelação da verdadeira química por trás das "magias". Esse momento permite que os espectadores aprofundem seu entendimento científico. A metodologia baseou-se no interesse dos alunos pelo universo da fantasia para apresentar conceitos científicos de ma- neira acessível. O objetivo foi popularizar o conhecimento químico de forma lúdica e interativa, além de divulgar o cur- so de Licenciatura em Química, buscando atrair novos estudantes. Essa iniciativa surge diante da preocupação com a baixa adesão aos cursos de graduação, realidade que também afeta a Licenciatura em Química da UTFPR." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID645_TB99_10032025224548.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcos.andrade9661@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120472 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "PARECE MÁGICA, MÁS É CIENCIA: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA POPULARIZAR A QUÍMICA E ATRAIR FUTUROS LICENCIANDOS" "resumo" => "O trabalho relata a experiência de licenciandos em Química durante a 1ª Feira de Profissões da UTFPR – Campus Campo Mourão. A peça teatral Escola de Magia foi desenvolvida no primeiro semestre de 2024, dentro da disciplina Projeto Integrador I. Sob a supervisão da professora, os alunos elaboraram o roteiro, adaptaram experimentos, criaram figuri- nos, cenário e encenação. Os experimentos foram apresentados como "magias" inspiradas em filmes de fantasia, com nomes como Casa Revela- dora, Varinha Mágica, Baba de Dragão, entre outros. As reações químicas foram demonstradas de forma visual, por meio de mudanças de cor e liberação de gases, despertando a curiosidade dos espectadores. A peça inicia com os alunos sendo recebidos no laboratório com uma carta de convite para a escola de magia. O primei- ro experimento ocorre com a poção da casa reveladora, seguido pelos demais, interligados à narrativa teatral. Cada gra- duando realiza um experimento, culminando na revelação da verdadeira química por trás das "magias". Esse momento permite que os espectadores aprofundem seu entendimento científico. A metodologia baseou-se no interesse dos alunos pelo universo da fantasia para apresentar conceitos científicos de ma- neira acessível. O objetivo foi popularizar o conhecimento químico de forma lúdica e interativa, além de divulgar o cur- so de Licenciatura em Química, buscando atrair novos estudantes. Essa iniciativa surge diante da preocupação com a baixa adesão aos cursos de graduação, realidade que também afeta a Licenciatura em Química da UTFPR." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID645_TB99_10032025224548.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcos.andrade9661@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }